ECOLOGIA E TEOLOGIA

A teologia oferece preciosos elementos em favor da vida na terra. O criador da ecologia, da natureza é Deus, e a criação, a terra é para todos. Na criação Deus nos fala do seu amor e do seu desígnio de vida e salvação para a humanidade.

Leia Mais ...

Quaresma e Penitências Modernas

Quaresma é tempo de penitência, renovação restauração. Proponho algumas penitências próprias para quem vive e sobrevive na cultura moderna. São penitências libertadoras, saudáveis, humanizadoras, necessárias.

Leia Mais ...

Campanha da Fraternidade 2017

O tema desta Campanha é essencialmente ecológico: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida.” O lema fundamentado na Sagrada Escritura é um mandamento, uma ordem do Criador: “Cultivar e guardar a criação.” (Gn 2,15).

Leia Mais ...

EDUCAÇÃO DA VONTADE

A vontade e os atos voluntários pertencem à área da opção, da decisão, do querer livre, do discernimento. Santa Teresa de Ávila, dizia para si mesma: “Teresa, tens que te determinar.” Autodeterminação e decisão são atos que marcam a história humana.

Leia Mais ...

EDUCAR, DESEDUCAR, REEDUCAR

Educar é cultivar o ser humano, desde o útero materno e durante toda a vida. Ninguém tem diploma acabado. Somos sempre alunos e aprendizes.

Leia Mais ...