Prédio do Bom Jesus em Aparecida

 

Ao longo da história do Brasil, uma série de atos e documentos foram criando e organizando a estrutura da Igreja em território nacional. As cidades, que hoje compõem a Arquidiocese de Aparecida, fizeram parte sucessivamente de diversas Dioceses: São Salvador da Bahia, São Sebastião do Rio de Janeiro, São Paulo e Taubaté.

 

A Diocese de São Paulo foi elevada à categoria de Arquidiocese em 07 de junho de 1908, por decreto do Papa Pio X. Em 19 de abril de 1958, a Bula “Sacrorum Antistitum” comunicava que o Papa Pio XII criava a Arquidiocese de Aparecida, separando-a da Arquidiocese de São Paulo e da Diocese de Taubaté. A Arquidiocese de Aparecida passou, então, a abranger os seguintes municípios: Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Potim e Roseira.

 

Estabelecida a nova Arquidiocese, Dom Antônio Macedo, Bispo Auxiliar de São Paulo e, posteriormente, Arcebispo Coadjutor de Aparecida, tomou iniciativas e medidas práticas para a instalação.

 

No dia 29 de novembro de 1958, o Papa João XXIII, nomeou o Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Administrador Apostólico da nova Arquidiocese, tomando posse no dia 08 de dezembro de 1958, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, dia em que a Arquidiocese foi instalada. Em abril de 1964, ele foi nomeado o primeiro Arcebispo de Aparecida, ficando no cargo até 1982.

 

Em 1978, Dom Geraldo Maria de Morais Penido é nomeado Arcebispo Coadjutor, com direito à sucessão. Em 1982, com a morte de Dom Carmelo, o Papa Paulo VI, nomeou Dom Geraldo para o cargo de Arcebispo, governando a Arquidiocese até o ano de 1995.

 

Com a renúncia de Dom Geraldo em 1995, assumiu o cargo no mesmo ano, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, nomeado pelo Papa João Paulo II, permanecendo na Arquidiocese até janeiro de 2004.

 

No dia 25 de março de 2004, Dom Raymundo Damasceno Assis, transferido da Arquidiocese de Brasília, toma posse como Arcebispo de Aparecida. Ele fica no cargo até 16 de novembro de 2016, quando o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia.

 

Em 21 de janeiro de 2017 Dom Orlando Brandes, transferido da Arquidiocese de Londrina (PR), toma posse como novo Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida.