Pastoral é toda a ação da Igreja, fundamentada na ação de Jesus, com vistas à implantação do Reino de Deus. Desta maneira, a pastoral exercida pela Igreja tem como finalidade concretizar a mensagem da Boa Nova, seja nas estruturas sociais, seja no testemunho diário e constante, pelo qual somos chamados a ser "sal da terra e luz do mundo" (cf. Mt 5, 13-16).

A pastoral consiste em atualizar as atitudes de Jesus, Bom Pastor, e por esta razão, uma boa organização pastoral é fundamental para a vivência comunitária da fé. Sendo assim, os organismos vivos da organização pastoral devem voltar-se às exigências da Ação Evangelizadora: serviço, diálogo, anúncio e testemunho.

Na Arquidiocese de Aparecida foi criado em junho de 1987, logo após a 1ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, o CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral). Este órgão é destinado à coordenadoria geral das pastorais, sendo responsável por fomentar a relação entre o Arcebispo, o Clero, as pastorais e os movimentos. Além disso, o CAP cuida da implantação de novas pastorais e ministra cursos, encontros e retiros para membros já atuantes.
 
Atualmente, o Padre Gustavo Geraldo Pereira A. Santos é o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Aparecida.
 
-------------------
 
Na Igreja existe, desde suas origens, uma variedade de serviços, funções e tarefas que recebem o nome de ministérios (do latim ministerium, serviço). Prova dessa constatação se dá na narrativa de diversas cartas paulinas, nas quais se enumera os dons, as atividades e as diversas funções na Igreja (cf. Rm 12, 6-8; 1Cor 12, 4-11; 28-31; 14, 11-12).
 
O Concílio Ecumênico Vaticano II, de maneira inspirada e profética, enfatizou que, a Igreja, para ser autenticamente evangélica e continuar a missão de Cristo, precisa estar inteiramente voltada para o serviço, havendo de ser toda ministerial, considerando a distribuição desses serviços ou ministérios como tese fundamental e condição essencial da sua fidelidade ao Evangelho.
 
Portanto, ministério significa servir, prestar auxílio. É um termo oficial, reconhecido e consagrado; É, pois, a organização e missão ministerial, oficializada pela hierarquia da Igreja, quer baseada na autoridade da Revelação Divina ou na autoridade eclesial.
 
 
Conheça as pastorais e os ministérios da Arquidiocese de Aparecida:
 
1 Campanha da Fraternidade (CF)
2 Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) - Núcleo Aparecida
3 Coro Arquidiocesano de Aparecida
4 Grupos Bíblicos de Reflexão (GRB)
5 Ministério da Catequese
6 Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE)
7 Pastoral Afro-Brasileira
8 Pastoral Carcerária
9 Pastoral da Comunicação (PASCOM)
10 Pastoral da Criança
11 Pastoral da Fé e Política
12 Pastoral da Juventude (PJ)
13 Pastoral da Liturgia
14 Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)
15 Pastoral da Saúde
16 Pastoral do Dízimo
17 Pastoral do Ecumenismo e do Diálogo Inter-religioso
18 Pastoral do Povo da Rua
19 Pastoral do Turismo (PASTUR)
20 Pastoral dos Secretários Paroquias e Arquidiocesanos
21 Pastoral Familiar
22 Pastoral Presbiteral
23 Pastoral Vocacional (PV)