Pastoral é toda a ação da Igreja, fundamentada na ação de Jesus, com vistas à implantação do Reino de Deus. Desta maneira, a pastoral exercida pela Igreja tem como finalidade concretizar a mensagem da Boa Nova, seja nas estruturas sociais, seja no testemunho diário e constante, pelo qual somos chamados a ser "sal da terra e luz do mundo" (cf. Mt 5, 13-16).

A pastoral consiste em atualizar as atitudes de Jesus, Bom Pastor, e por esta razão, uma boa organização pastoral é fundamental para a vivência comunitária da fé. Sendo assim, os organismos vivos da organização pastoral devem voltar-se às exigências da Ação Evangelizadora: serviço, diálogo, anúncio e testemunho.

Na Arquidiocese de Aparecida foi criado em junho de 1987, logo após a 1ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, o CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral). Este órgão é destinado à coordenadoria geral das pastorais, sendo responsável por fomentar a relação entre o Arcebispo, o Clero, as pastorais, os movimentos e ministérios. Além disso, o CAP cuida da implantação de novas pastorais e ministra cursos, encontros e retiros para membros já atuantes.
 
Atualmente, o Padre Aloísio Mota é o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Aparecida.
 
-------------------
 
Na Igreja existe, desde suas origens, uma variedade de serviços, funções e tarefas que recebem o nome de ministérios (do latim ministerium, serviço). Prova disso são as narrativas de diversas cartas paulinas, nas quais se enumera os dons, as atividades e as diversas funções na Igreja (cf. Rm 12, 6-8; 1Cor 12, 4-11; 28-31; 14, 11-12).
 
O Concílio Ecumênico Vaticano II, de maneira inspirada e profética, enfatizou que, a Igreja, para ser autenticamente evangélica e continuar a missão de Cristo, precisa estar inteiramente voltada para o serviço, havendo de ser toda ministerial, considerando a distribuição desses serviços ou ministérios como tese fundamental e condição essencial da sua fidelidade ao Evangelho.
 
Portanto, ministério significa servir. É um termo oficial, reconhecido e consagrado; É, pois, a organização e missão ministerial, oficializada pela hierarquia da Igreja, quer baseada na autoridade da Revelação Divina ou na autoridade eclesial.
 
 
Conheça as pastorais e os ministérios da Arquidiocese de Aparecida:
1 CAMPANHA DA FRATERNIDADE (CF)
2 CONFERENCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL (CRB) - Núcleo Aparecida
3 CORO ARQUIDIOCESANO
4 MiINISTÉRIO DA CATEQUESE
5 MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO (MESC)
6 PASTORAL AFRO
7 PASTORAL CARCERÁRIA
8 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (Pascom)
9 PASTORAL DA CRIANÇA
10 PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL
11 PASTORAL DA LITURGIA
12 PASTORAL DA PESSOA IDOSA (PPI)
13 PASTORAL DA SAÚDE
14 PASTORAL DA SOBRIEDADE
15 PASTORAL DO DÍZIMO
16 PASTORAL DO HABITANTE DE RUA
17 PASTORAL DO TURISMO (Pastur)
18 PASTORAL DOS SECRETÁRIOS PAROQUIAIS E ARQUIDIOCESANOS
19 PASTORAL FAMILIAR
20 PASTORAL JUVENIL
21 PASTORAL PRESBITERAL
22 PASTORAL VOCACIONAL (PV)