Quem passa por Aparecida, pela Rodovia Presidente Dutra, nota à sua direita (sentido São Paulo) a fachada de um prédio renascentista, cercado de muito verde e frondosas árvores. É o Seminário Missionário Bom Jesus, sede da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aparecida e local de formação de nossos futuros sacerdotes.

A história do Seminário Missionário Bom Jesus remonta ao século XIX, mais precisamente ao ato de lançamento e bênção da Pedra fundamental, em 6 de agosto de 1894, pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. A pedra foi colocada no futuro altar-mor da capela do colégio, destinado aos jovens que aspirassem ao estudo eclesiástico.

O Seminário Missionário Bom Jesus – Colegião, como é conhecido – é projeto do engenheiro e arquiteto paulista Dr. Francisco Carlos da Silva, diplomado na França. Segundo alguns, ele se inspirou no Palácio de Versalhes. O edifício foi concluído ao longo dos anos com modificações, mas externamente manteve a concepção original do arquiteto. Para a construção do prédio foi montada uma olaria própria, onde fabricaram-se os tijolos enormes e requeimados, que estão até hoje desafiando as intempéries. Em cada tijolo está a marca: NSA (Nossa Senhora Aparecida).

 

Madre Paulina visita o Seminário

Em 1919, uma parte do edifício foi destinada a obras de caridade, por Dom Duarte Leopoldo e Silva, então Arcebispo de São Paulo, instalando ali o asilo Nossa Senhora Aparecida, confiado às Irmãzinhas da Imaculada Conceição. No ano de 1923, entre os dias 10 e 20 de agosto, e em setembro de 1934, esteve visitando o asilo Madre Paulina, a primeira santa do Brasil, canonizada por São João Paulo II.

Em 1932, por ocasião da Revolução Constitucionalista, tropas do exército acamparam no terreno do Seminário Missionário Bom Jesus. De 1929 a 1952 o prédio recebeu os seminaristas do Seminário Redentorista Santo Afonso.

Em virtude de sua localização e tamanho o prédio foi cedido ao Seminário Maior e Menor da Arquidiocese de São Paulo no período de 1952 a 1964.

Em 1996, o prédio foi ocupado pelo Seminário Maior da Arquidiocese de Aparecida. No mesmo ano, foi feita a transferência da Cúria Metropolitana para o andar térreo.

 

Papa João Paulo II visita o Seminário

Em 04 de julho de 1980, o saudoso Papa João Paulo II, em sua primeira visita apostólica ao Brasil, esteve em Aparecida para sagrar o Santuário Nacional com o título de Basílica Menor. Na ocasião, o Seminário Missionário Bom Jesus teve a honra de receber Sua Santidade para um almoço com os seminaristas e padres da Arquidiocese, e hospedá-lo por uma tarde.

 

Papa Bento XVI visita o Seminário

Para receber o Papa Bento XVI, que visitou Aparecida por ocasião da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em 2007, o prédio do Seminário passou por uma profunda reforma. A obra foi custeada por doações de benfeitores, empresários brasileiros e entidades de ajuda da Igreja na Europa.

Uma pequenina capela e uma suíte de 50 m2, com cores claras e muita simplicidade, receberam o Papa Bento XVI. Os móveis e um tapete sisal foram produzidos pelos alunos do Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Ao chegar ao Seminário, Bento XVI abençoou o prédio, assinou o livro de ouro e inaugurou os bustos dos dois Papas que passaram pelo local. O Papa ficou hospedado no Seminário Missionário Bom Jesus por 3 dias.

 

Inauguração da 2ª etapa das obras do Seminário

Em 06 de agosto de 2010, foi inaugurada a ala destinada aos seminaristas da Arquidiocese de Aparecida no Seminário Missionário Bom Jesus. O retorno foi marcado por uma Celebração Eucarística, presidida pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

A missa foi concelebrada por Dom Raymundo Damasceno Assis, por bispos da sub-região de Aparecida e outros bispos convidados. Também estiveram presentes os padres da Arquidiocese, religiosas, religiosos, autoridades civis e militares.

Na oportunidade, foi lançado o Livro Álbum dos 50 anos da Arquidiocese e inaugurada a exposição sobre a história do Seminário Missionário Bom Jesus.

Os seminaristas da Arquidiocese estavam hospedados na Fazenda Santana, também em Aparecida, desde 2006, quando foi realizada a 1ª parte das obras de revitalização para receber o Papa Bento XVI.

 

Inauguração da 3ª etapa das obras do Seminário

Na 3ª etapa foi realizada a conclusão da revitalização do Seminário Missionário Bom Jesus. Nesse estágio, foram terminados os 74 apartamentos da Pousada do Bom Jesus, que funciona em algumas alas do prédio. A terceira etapa foi inaugurada em 19 de março de 2012.

 

Papa Francisco visita o Seminário

O Papa Francisco visitou Aparecida no dia 24 de julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro. Sua Santidade chegou ao Santuário Nacional no início da manhã, visitou a capela dos Apóstolos, onde venerou a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Depois, presidiu a Eucaristia no altar central do Santuário.

Após a missa, o Papa se dirigiu à Tribuna Bento XVI para dar a bênção aos milhares de fiéis que não conseguiram entrar no interior da Basílica. Em seguida, de papamóvel, se dirigiu ao Seminário Missionário Bom Jesus.

Chegando ao Seminário, recebeu flores e cumprimentou os seminaristas e os padres formadores. Seguiu então para o pátio interno onde abençoou uma imagem de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão. Depois, jogou um pouco de terra em uma muda de pau-brasil, que foi plantada nas proximidades da imagem.

O papa almoçou no refeitório e, em seguida, se dirigiu ao jardim para cumprimentar as irmãs de clausura, que vivem na Arquidiocese em três conventos: carmelitas, concepcionistas e clarissas.

O pontífice subiu para o primeiro andar do prédio, onde ficou por alguns momentos nos aposentos reservados a ele, na chamada Ala Pontifícia, que já recebeu outros dois papas: São João Paulo II e Bento XVI. 

 

Aberto à visitação

O Seminário Missionário Bom Jesus está aberto à visitação de todos que queiram conhecer suas instalações. O quarto que recebeu os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, a capela e o refeitório também podem ser visitados, além do nosso museu.