Pastoral

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança tem a missão de promover o desenvolvimento das crianças, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Assim contribuímos para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação. Em outras palavras, a Pastoral é presença do amor solidário de Deus neste mundo.

A presença dos líderes na casa e na vida das famílias mais pobres é a manifestação viva do amor de Deus para com os mais frágeis, aqueles que mais necessitam da bondade e do carinho de Deus. Por isso, eles são a grande força que move a Pastoral da Criança. Juntos, os líderes e voluntários realizam muito mais do que as importantes ações básicas e complementares. São, na prática, o exercício diário da solidariedade, da amizade e do amor ao próximo. Na convivência com a comunidade, além da partilha de conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania, há doação de tempo, de escuta e a compreensão dos saberes dos outros, das diferenças e particularidades de cada local.

Temos certeza que a dedicação dos voluntários da Pastoral da Criança ajuda a produzir uma mudança de mentalidade sobre os cuidados com a criança. As comunidades descobriram a sua força transformadora. Milhares de pessoas se sentem valorizadas onde vivem, sabem dialogar, assumem compromissos para melhorar sua realidade, fazem história e contribuem para a continuidade da história e a construção de uma sociedade de paz e solidariedade.