Ano Jubilar da Paróquia Senhor Bom Jesus de Potim-SP

250 anos do início da devoção ao Bom Jesus

45 anos da criação da Paróquia

Em 1772, inicia-se a devoção e história do Senhor Bom Jesus em Potim. Miguel Correia dos Ouros e sua esposa Isabel Pereira dos Ouros possuíam em sua casa uma imagem do Senhor Bom Jesus flagelado, que provavelmente trouxeram de Portugal. Essa imagem é uma representação da cena em que Jesus é apresentado por Pilatos antes da crucificação (Cf. Jo.19,5). “Ecce homo” (Eis o homem).

O ilustre casal construiu uma pequena capela para que a imagem do Bom Jesus fosse venerada publicamente. Junto a isto, doou uma grande quantidade de terra para que pertencesse ao Santo. Foi nestas terras que começou o povoado de Potim.

Com o aumento da população em volta da capela, e a grande frequência de devotos na capela, que primeiro foi assistida pelos padres da cidade de Roseira, e posteriormente pelos Missionários Redentoristas. Que tendo fundado o Seminário São Geraldo, passaram a atender a capela do bairro de “Putin”.

A Paróquia Senhor Bom Jesus foi criada em 28 de outubro de 1976 por Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta e instalada em 21 de novembro do mesmo ano, tendo como primeiro pároco, o Pe. José Augusto da Costa CSsR.

O ano de 2022, marca o jubileu dos 250 anos que começou a devoção ao Senhor Bom Jesus e os 45 anos da criação da Paróquia de Potim. Para celebrar esse marco histórico em nossas terras, a Paróquia preparou uma programação que envolvesse todas as comunidades, pastorais e movimentos.

A imagem do padroeiro visitou todas as comunidades paroquiais, possibilitando que os fiéis tivessem um momento de preparação e celebração para vivenciar o ano jubilar. O translado da imagem de uma comunidade  para outra foi feito em carreata, percorrendo as ruas da cidade, onde a população rezada com fervor.   

 A novena e festa deste ano, acontece de 5 a 14 de agosto, com o tema: “Com o Senhor Bom Jesus, o Mistério da Palavra de Deus, celebramos o Jubileu dos 250 anos”! Em cada noite será refletido um tema específico, tendo como foco central o ano jubilar. A parte litúrgica está sendo acompanhada pelo vigário paroquial Pe. Lauro Gonçalves Firmino.

A matriz de Potim, um dos pontos mais importantes e históricos da cidade, passou por uma reforma, onde o presbitério e a nave na igreja ganhou novo visual. Tal obra é acompanhada pelo pároco, Pe. Antonio Leonel de Oliveira, que tem se dedicado com esmero para que a casa do Bom Jesus fique digna de receber seus fiéis e paroquianos.

Que este ano Jubilar possa despertar o ardor missionário e reavivar o espirito de pertença pela Comunidade, lugar do encontro e da vivência da Palavra do Bom Jesus que acompanha o peregrinar de seus devotos ao longo da história. Em Potim, é fervorosa a expressão devocional do povo sofredor, que se identifica com seu Senhor.

Em memória agradecida, celebramos a ação de Deus no presente, preparando o futuro como campo fértil para a evangelização do povo potinense.

Daniel Augusto da Silva

Graduado em Teologia

Pesquisador da história de Potim

Graduando em Jornalismo (4º ano)