Presidência da CNBB convida para eventos comemorativos dos 15 anos da Conferência de Aparecida

“É tempo de celebrarmos, para aprofundarmos sempre mais nos compromissos assumidos na missão de sermos discípulos e discípulas missionários”.

Esse é o convite do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, para os eventos celebrativos dos 15 anos da Conferência de Aparecida, programados para esta semana no Santuário Nacional de Aparecida.

Membros da Presidência da CNBB, o presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e assessores das duas entidades vão participar de dois momentos de celebração e memória: na quinta-feira, 12 de maio, a inauguração do Espaço Memória e a meditação do Terço. Na sexta-feira, dia 13 de maio, a missa no Santuário Nacional, lembrando da abertura do evento.

 

Espaço Memória

A inauguração do “Espaço Memória” alusivo aos 15 anos do Documento de Aparecida e da realização da V Conferência será às 16h.  

Recitação do Terço 

O momento de oração está marcado para 19h, com transmissão pela TV e pelas redes sociais. A meditação do Terço recordará a recitação conduzida pelo Papa Bento XVI no altar central da Basílica da Padroeira do Brasil. A Presidência da CNBB e convidados participarão deste momento.  

Acompanhe pela TV Aparecida, TV Pai Eterno ou TV Horizonte. Nas redes sociais, Facebook e Youtube da CNBB.

Missa  

No dia 13 de maio, sexta-feira, data de início da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, a primeira atividade será uma Missa presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, às 9h.

Acompanhe pela TV Aparecida, TV Pai Eterno ou TV Horizonte. Nas redes sociais, Facebook e Youtube da CNBB.

Após a celebração eucarística, a Presidência da CNBB concederá entrevista coletiva à imprensa. 

Grande acontecimento para agradecer

Para dom Walmor, a marca dos 15 anos da abertura da Conferência de Aparecida é “um grande acontecimento na vida da Igreja na América latina e no Caribe”.

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, motiva participar das celebrações como sinal de gratidão pelos frutos da Conferência para a Igreja: “será um momento para agradecer o legado da Conferência para a ação evangelizadora na América Latina e no Caribe e renovar o nosso compromisso como discípulos missionários de Jesus Cristo”.

(Fonte: CNBB - Luiz Lopes)