Celam manifesta solidariedade e apoio irrestrito ao episcopado brasileiro

Novas mensagens de solidariedade foram divulgadas no decorrer de segunda-feira, 18 de outubro, após os ataques dirigidos por um deputado paulista ao Papa Francisco, ao arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Celam

O Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) enviou uma nota de solidariedade ao presidente da CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, na qual demonstra sua proximidade e fraternidade, expressando “sua solidariedade e apoio irrestrito ao episcopado brasileiro diante dos graves ataques e discursos de ódio”, considerados “um ato abominável e irracional”.

O Celam “rejeita e condena categoricamente os ataques e insultos do deputado”, exigindo que “sejam aplicadas as correspondentes medidas corretivas legislativas e judiciais”. O texto, assinado pela presidência do organismo internacional, afirma que “desde suas origens a CNBB tem se caracterizado por seu espírito profético, saindo em defesa da liberdade e da vida do povo brasileiro, sem se deixar intimidar pelas múltiplas ameaças e truques que tentavam silenciar sua palavra e sua missão pastoral”.

(Fonte: CNBB)