Ao saudar os peregrinos de língua francesa na Audiência Geral, no dia de ontem (11/08), o Papa Francisco expressou sua dor pelo assassinato do sacerdote monfortino francês, Padre Olivier Maire:

Com grande dor, soube do homicídio do Padre Olivier Maire. Dirijo minhas condolências à comunidade religiosa dos montfortinos de Saint-Laurent-sur-Sèvre, em Vendée, à sua família e a todos os católicos da França. Asseguro a vocês a minha participação e proximidade espiritual. A todos, minha benção! 

Padre Olivier, Superior Provincial dos Monfortinos, foi assassinado na segunda-feira em circunstâncias ainda a serem esclarecidas por um jovem ruandês, responsável pelo incêndio na Catedral de Nantes em 2020. Enquanto aguardava o julgamento marcado para 2022 o ruandês, com problemas psiquiátricos, foi acolhido na comunidade religiosa da qual Padre Olivier fazia parte.

O presidente dos bispos franceses, Dom De Moulins-Beaufort, afirmou que o sacerdote "viveu até o fim o seguimento de Cristo, no acolhimento incondicional de todos".

A Diocese de Luçon afirmou em uma nota que, conhecido por sua abertura e profunda fé , "Padre Olivier Maire morreu vítima de sua generosidade, um mártir da caridade".

O Bispo da mesma diocese, Dom François Jacolin, recordou que o sacerdote "foi um homem que dedicou a sua vida ao serviço de Deus, ao serviço de todos. A sua morte é uma tragédia, mas ao mesmo tempo, na fé, tem um sentido, o próprio Cristo: se a semente não morre, permanece só, mas se morre dá muito fruto. Este é o pensamento que me ocorre quando me lembro da vida do Padre Olivier Maire, que se entregou aos outros".

Fonte: Vatican News.