O Papa Francisco anunciou a convocação da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos com o tema: "Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão" com um processo que começa nas Igrejas Particulares, passa pelas Conferências Episcopais, pelas Conferências Continentais e culmina no sínodo em 2023. A Igreja no Brasil já está se mobilizando para fazer parte deste grande processo desencadeado pelo Papa Francisco a fim de ouvir as Igrejas particulares sobre os rumos da Igreja universal. No último dia 29 de julho, a Equipe de Animação do Sínodo 2023 promoveu um encontro que reuniu  244 representantes de 74.82% das 278 circunscrições religiosas no Brasil.

O foco do encontro, segundo o secretário-geral da CNBB e Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, foi mobilizar os representantes das dioceses, espaço onde vai se desenvolver a primeira fase do Sínodo 2023, prevista para ser realizada de outubro de 2021 a março de 2022. As outras duas fases são a Fase Continental, prevista para acontecer de setembro de 2022 a março de 2023, e a fase da Igreja Universal – o Sínodo propriamente dito – a ser realizada em outubro de 2023.

Para aprofundar o tema "Uma Igreja Sinodal a caminho" e compreender o que significa a busca pela vivência de um processo sinodal convocado pelo Santo Padre, a próxima edição da Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel vai discutir o tema "Uma Igreja Sinodal a caminho".

O mediador, Dom Joaquim Giovani Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, receberá, como convidados, o assessor do Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação da CNBB, Padre Júlio César Resende, e o Bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. Ambos são membros da equipe de animação no Brasil do processo do Sínodo de 2023.

Os convidados abordarão as referências (teológico, jurídicas e pastorais) do Magistério da Igreja e do Santo Padre que apontam para a compreensão do que significa a experiência de buscar uma Igreja sinodal. Também será apresentado, em linhas gerais, como acontecerá no Brasil as fases e processos do Sínodo 2023.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo Dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco. Estas lives pretendem ainda, segundo Dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica Dom Joaquim, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja e o Papa Francisco e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um convidado especialista no tema e pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Fonte: CNBB.