Hoje, 04 de agosto, a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney, o Santo Cura d'Ars, patrono de todos os sacerdotes.

São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, no ano de 1786, e enfrentou o difícil período em que a França foi abalada pela Revolução NapoleônicaCamponês de mente rude, proveniente de uma família simples e piedosa, percebia desde de cedo sua vocação ao sacerdócio, todavia antes de sua consagração, chegou a ser um desertor do exército.

Era íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial, tanto assim que, somente graças à vida de piedade é que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, da Filosofia e da Teologia.

Vianney, ajudado por um antigo vigário, conseguiu tornar-se sacerdote e aceitou ser pároco na pequena aldeia "pagã" de Ars, onde o povo era dado aos vícios, trabalhos sacrílegos e blasfêmias; tanto assim que suspirou o Santo: "Neste meio, tenho medo até de me perder". Contudo, com o Rosário nas mãos, joelhos dobrados diante do Santíssimo, testemunho de vida, sede pela salvação de todos e enorme disponibilidade para catequizar, o santo não só atende ao povo local como também ao de fora no Sacramento da Reconciliação.

Dessa forma, consumiu-se durante 40 anos por causa dos demais (chegando a permanecer 18 horas dentro de um confessionário alimentando-se de batata e pão). Portanto, São João Maria Vianney, que viveu até aos 73 anos, tornou-se para o povo exemplo de santidade, de dedicação e perseverança na construção do caminho da salvação e progresso do Reino de Deus.

Foi canonizado pelo Papa Pio XI, no ano de 1925. Foi proclamado patrono dos sacerdotes e no dia de sua festa passou a ser celebrado o Dia do PadrePortanto, hoje nos lembremos de rezar por nossos pastores.