Pastoral

Pastoral Carcerária (PCr)

A Pastoral Carcerária busca ser presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado pela superlotação, condições insalubres e tortura sofrida pelas pessoas privadas de liberdade. Portanto, em seu trabalho de atendimento religioso, os agentes pastorais promovem um serviço de escuta e acolhimento, anunciam a Boa Nova, contribuem para o processo de iniciação à vida cristã e para a vivência dos sacramentos, e atuam no enfrentamento às violações da dignidade humana que ocorrem dentro do cárcere.

A Pastoral está junto das pessoas presas, pois só a proximidade nos permite apreciar profundamente seus valores, legítimos desejos e modo próprio de viver a fé. À luz do Evangelho, reconhecemos sua imensa dignidade e seu valor sagrado, compartilhando com eles a defesa de seus direitos.

Os agentes pastorais são conscientes de que precisam enfrentar as urgências que decorrem da violência e da miséria do sistema prisional, pois não se pode restringir a solidariedade ao gesto da doação caritativa. Embora indispensável, a doação do necessário à sobrevivência não abrange a totalidade da opção às pessoas privadas de liberdade. Antes de tudo, esta implica convívio, relacionamento fraterno, atenção, escuta e acompanhamento nas dificuldades, buscando a mudança de sua situação.

Por isso, a Pastoral Carcerária luta para cancelar toda legislação contrária à dignidade e aos direitos fundamentais das pessoas presas, assim como, busca, a quem transgride o caminho, o resgate e uma nova e positiva inserção na sociedade.

Nosso apostolado pastoral é realizado nas Penitências I e II de Potim/SP, às quartas-feiras, das 11h00 às 14h00.