Guaratinguetá se prepara para a Festa de Frei Galvão 2025
Guaratinguetá já vive a expectativa pela maior edição da Festa de Frei Galvão! O lançamento oficial aconteceu na última quinta-feira (18), marcando o início da contagem regressiva para a grande celebração, que ocorrerá de 16 a 26 de outubro e deve reunir cerca de 100 mil fiéis e visitantes.
Durante o evento de lançamento, foram apresentados: a nova identidade visual da festa e o lançamento do hotsite oficial, a programação religiosa e cultural, com missas, shows e atrações especiais e a estrutura ampliada, que fará desta a maior festa já organizada pelo Santuário.
O tema da festa será: “Com Frei Galvão, cultivemos a paz com toda a criação”, e o lema: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos do Altíssimo”. A edição de 2025 promete ser um marco na história do Santuário e na devoção ao primeiro santo brasileiro.
Segundo o Secretário de Turismo de Guaratinguetá, Anderson Solcia, toda a estrutura urbana está sendo organizada para garantir conforto e segurança aos visitantes: “Este ano, não haverá estacionamento dentro do Santuário, devido à montagem das tendas que acomodarão os fiéis. Estamos organizando as vias próximas e o entorno do Santuário para que todos possam estacionar de forma segura, incluindo ônibus, microônibus, vans e carros de passeio. Nosso objetivo é que o trânsito flua de maneira ordenada e sem grandes alterações”, afirmou.
O Reitor do Santuário, Frei Diego, também destacou uma atividade especial que marcará o encerramento da festa, no dia 30 de outubro: a entronização de 12 imagens de Frei Galvão ao longo do trecho do Caminho da Fé (Gomeral-Guaratinguetá/SP), percorrido por milhares de romeiros. “Até então, os romeiros não tinham nenhuma referência de Frei Galvão neste percurso. No dia 30, faremos a entronização das 12 imagens nas capelas de Frei Galvão, com a bênção das placas que serão colocadas no caminho, oferecendo informações e orientações, motivando os peregrinos a conhecerem os diferentes pontos turísticos religiosos relativos a Frei Galvão”, explicou.
Frei Diego ressaltou também a integração com a temática ecológica da festa: cada comunidade ou capela que receber a imagem do santo doará uma muda de árvore, que será plantada no Bosque Laudato Si, reforçando o compromisso com o cuidado da casa comum. A participação do público é aberta, permitindo que todos os fiéis e romeiros se envolvam com essa ação de fé e preservação ambiental.
A iniciativa reforça o compromisso da cidade e do Santuário em oferecer acolhimento, segurança, e qualidade na recepção dos visitantes, garantindo que todos vivenciem a festa com tranquilidade, devoção e consciência ambiental.
Para mais informações e programação completa, acesse: www.santuariofreigalvao.com
Texto: Leandra Ozório (PASCOM Arquidiocesana)
Crédito da foto: Felipe Nogueira (PASCOM – Santuário Frei Galvão)