No Dia da Padroeira, o Brasil celebra com devoção e alegria a Virgem de Nazaré, invocada como Nossa Senhora Aparecida. Este ano, no sábado, 12 de outubro, a Solenidade da Padroeira foi realizada no Altar Central do Santuário Nacional, atraindo milhares de fiéis para uma missa especial, que reforçou a importância de Maria na vida dos cristãos, especialmente como inspiração para uma Igreja comprometida com os mais necessitados.

A Missa Solene, celebrada às 9h, foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e contou com a concelebração de importantes figuras eclesiásticas, como Dom Joércio Gonçalves, o superior provincial Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., reitor do santuário o Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R e outros sacerdotes e religiosos. O evento reuniu também autoridades, incluindo Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Gilberto Kassab, secretário de Governo, e Luís Carlos Siqueira, prefeito de Aparecida.

Em sua homilia, Dom Orlando destacou a importância da intercessão de Maria, inspirando esperança nos fiéis que peregrinaram até o Santuário. Ele relembrou uma frase do Papa Francisco sobre a alegria de estar "na Casa da Mãe", reforçando que Nossa Senhora Aparecida é a esperança para o povo brasileiro em suas lutas diárias, como problemas familiares, de saúde e questões sociais.

Além da celebração eucarística, a Festa da Padroeira proporciona acolhimento especial aos peregrinos que chegam ao Santuário, com a Tenda dos Peregrinos oferecendo serviços gratuitos de atendimento médico, massagens e apoio físico. As festividades são transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação, encerrará, às 18h com a Missa de Encerramento, procissão e um show pirotécnico, celebrando o papel de Maria como a grande intercessora do povo brasileiro.