ASSEMBLEIA PROVINCIAL – 2023
PROVINCIA ECLESIASTICA DE APARECIDA

As dioceses de Lorena, Caraguatatuba, Taubaté, São José dos Campos e a Arquidiocese de Aparecida se reuniram no sábado, 28/10, no Seminário Diocesano de Lorena, para a 44ª Assembleia Provincial, que teve como tema: “Comunidades Eclesiais Missionárias”.

Cerca de 60 leigos e leigas, juntamente com seus Bispos e Ministros Ordenados refletiram, com auxílio do Pe. Jean Paul Hansen, assessor de Campanhas da CNBB, sobre o papel e a identidade das comunidades missionárias, sobre as estruturas paroquiais e a conversão pastoral.

Em sua fala, Pe. Jean motivou a todos e todas a assumir a dimensão missionária como algo irrenunciável: “Não pode existir vida cristã fora da comunidade. Qualquer pessoa que se diga cristã mas não está ligado à vida comunitária é uma caricatura”.

Dom Wilson Luis Angotti Filho, bispo de Taubaté e presidente da sub-região Aparecida, também falou a respeito da necessidade de uma nova consciência acerca da necessidade de sermos cada vez mais uma Igreja em Saída. “Se não nos tornamos missionários, de fato, estamos fadados a, cada vez mais, diminuir nossa presença no mundo”.

A Assembleia concluiu-se com a bênção de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, que nos convidou a olhar para Maria Santíssima como fonte e exemplo de missão. Ao final do Encontro, Dom Wilson anunciou que no dia 09 de novembro de 2024, a 45ª Assembleia acontecerá na cidade de Taubaté.

Texto e foto: Pascom/Diocese de Lorena