Frei Galvão, homem da paz e da caridade

Leia a mensagem de Frei Diego Atalino de Melo, Reitor do Santuário, neste dia em que a Igreja do Brasil recorda Santo Antônio de Sant'Anna Galvão.

 
O título atribuído a Frei Galvão em 1998, na ocasião de sua beatificação, pelo Papa São João Paulo II, evidencia o quanto o primeiro santo brasileiro é possuidor de uma mensagem atual e relevante para a nossa sociedade.
 
Como seguidor dos princípios franciscanos, Frei Galvão tinha consciência da importância de fazer da sua vida e da sua evangelização um verdadeiro anúncio da paz. Seus gestos concretos e suas atitudes na defesa das vítimas da violência desmedida, na oposição à pena de morte e na criação de condições de vida digna para todos, especialmente para os mais pobres, são exemplos concretos da grandiosidade e atualidade da sua figura. 
 
Em tempos de divisões e polarizações, violências e preconceitos, falta de empatia e exclusões, é preciso redescobrir a profecia de Frei Galvão que se fez o homem da Paz e da Caridade. Sua postura pacífica não era sinônimo de silêncio diante das injustiças, mas revelou-se voz daqueles que eram vítimas da violência e das guerras. Em tempos em que vemos o argumento de defesa justificando a matança de inocentes através de abusos e agressões à vida humana, é preciso olhar para Frei Galvão e pedir que ele nos ensine a denunciar toda guerra e violência que gera tanto sofrimento e dor de inocentes. 
 
Que São Frei Galvão, neste dia a ele dedicado, nos ensine a sermos também promotores da Paz e do bem. 
 
Frei Diego Atalino de Melo, OFM
Reitor do Santuário Frei Galvão