Arquidiocese de Aparecida realiza sua Assembleia de Pastoral

 Nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, no auditório da Pousada do Bom Jesus, aconteceu a segunda Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, com a presença dos Sacerdotes, Vigários Forâneos, Reitores, Diáconos, Coordenadores Diocesanos de Pastoral, Grupos, Movimentos,  Coordenadores do  CPP  e  Religiosos.

Transmitida pela Pascom da Paróquia São Pedro Apóstolo de Guaratinguetá, a Assembleia teve como tema norteador a sinodalidade, em consonância com o Sínodo dos Bispos. Com duas semanas de preparação para esse momento importante da Igreja, a assembleia cumpriu seu papel de ouvir os leigos, que responderam a um questionário, em que puderam apontar as sombras e as luzes presentes na Arquidiocese de Aparecida, bem como, sugerir melhorias para os trabalhos pastorais ficarem mais eficazes.

Mudanças de assessorias também foram anunciadas: Pe. Lauro será assessor da Liturgia;  Pe. Gustavo, assessor da Ecologia, e Pe.Thiago será o assessor da Pastoral Juvenil.

Como veredas a trilhar, destacam-se as formações que acontecerão on-line, uma vez no mês, e presencialmente, todo último sábado do mês, com os contributos sapientes de Pe. Paulo Tadeu, que ministrará, juntamente com padre Aloísio, esses estudos; os Cursos Bíblicos tão pedidos pelos leigos, que continuarão no ano vindouro; e a formação de um foro deliberativo com os coordenadores arquidiocesanos. As datas da próxima Assembleia Arquidiocesana também foram estabelecidas: 6 e 7 de fevereiro de 2024; 3 e 4 de setembro de 2024.

Ademais, nesses dias, os assessores arquidiocesanos puderam prospectar planos pastorais e revelar as atividades arquidiocesanas, sempre animando todos a fazerem crescer, ainda mais, o  Reino de Deus.

Padre Aloísio Mota

Coordenador Arq. de Pastoral

Arq. de Aparecida

 

foto: Karine Souza-CAP