A Arquidiocese de Aparecida, visando avaliar seu apostolado evangélico e melhor adequá-lo às realidades do tempo atual, realizou nos dias 15 e 16 de junho, sua Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

Em preparação a este momento eclesial, foi encaminhado às paróquias um questionário simples e objetivo, que continha a orientação de que as lideranças paroquiais se reunissem com seus párocos e vigários. Este questionário deveria avaliar a vivência paroquial neste tempo pandêmico, destacando as positividades (luzes) e as negatividades (trevas). Neste momento inicial fora pedido, partindo da realidade paroquial, destacar as possibilidades de crescimento do apostolado evangélico em suas diversas dimensões.

Com os relatórios devidamente preparados, as lideranças paroquiais reuniram-se primeiramente por foranias e este encontro se deu presencialmente, no dia 15 de junho. A forania Nossa Senhora Aparecida (composta pelas paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, Santo Afonso Maria de Ligório, São Roque, Sant'Ana e Senhor Bom Jesus) reuniu-se na Paróquia Senhor Bom Jesus. A forania Santo Antônio de Sant'Anna Galvão (composta pelas paróquias Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Rosário, São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima e pelo Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão) reuniu-se na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A forania Santo Antônio (composta pelas paróquias Nossa Senhora da Conceição, Santo Expedito, São Miguel Arcanjo, Santo Antônio e Puríssimo Coração de Maria) reuniu-se na Paróquia São Miguel Arcanjo. E a forania São João Maria Vianney (composta pelas paróquias Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Graças, São Francisco de Assis e São Dimas) reuniu-se na Paróquia São Francisco de Assis.

Neste momento de reflexão entre as foranias, uniu-se os relatórios paroquiais em um único relatório forâneo, o qual foi usado no segundo dia de Assembleia. No dia 16 de junho, reuniram as lideranças arquidiocesanas e paroquiais com o clero e o Arcebispo, Dom Orlando Brandes, de forma online pela plataforma Microsoft Teams. Neste momento de reflexão arquidiocesana, alguns leigos apresentaram os relatórios de cada forania, de forma detalhada. Depois de tal apresentação, seguiu-se uma colocação de Dom Orlando acerca de como a Arquidiocese tem vivido este tempo pandêmico e também quais são as projeções que se podem fazer para o apostolado, partindo daquilo que cada forania apresentou como luzes e trevas. Encerrando a Assembleia apresentou-se um vídeo que continha momentos celebrativos e de fraternidade vivenciados nas paróquias nos anos de 2020 e 2021, como forma de elevar ação de graças a Deus pelos benefícios que nos concedeu enquanto Arquidiocese de Aparecida.

Deste momento ímpar de comunhão e unidade eclesial, estabeleceu-se o compromisso de uma segunda Assembleia de Pastoral para o semestre próximo, no intuito de dar passos concretos na direção daquilo que foi refletido. Neste caminho sinodal, visando adequar nossa ação evangelizadora ao amor de Cristo Bom Pastor, deixemos ecoar em nosso coração uma frase de Dom Orlando: "Mais prudência e menos medo!".