No dia 28 de agosto de 1928, o Bispo de Taubaté, Dom Epaminondas Nunes, assinou o Decreto Episcopal de criação da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria, desmembrada da Paróquia de Santo Antônio, com sede provisória na então Igreja de São Benedito. A instalação solene da Paróquia foi realizada no dia 16 de setembro do mesmo ano e o primeiro pároco foi o Monsenhor Dagoberto de Azevedo.

 

No entanto, queremos aqui relembrar um pouco da nossa história e esclarecer o motivo que a Paróquia do Puríssimo também é conhecida como Igreja de São Benedito e São Gonçalo. Tudo começou no ano de 1726, com a construção da primeira Capela tendo São Gonçalo como primeiro padroeiro. Esta capela foi construída pelos “homens do caminho”, como eram conhecidos os cavaleiros e tropeiros que passavam por ali. No ano de 1768, a capela de São Gonçalo foi entregue pelo Bispo de São Paulo aos irmãos de São Benedito com a condição de que zelassem pela capela que já necessitava de obras. Em 1891 foi concedida pelo Bispado de São Paulo, autorização para que a Irmandade de São Benedito construísse uma nova capela sob a invocação de São Benedito.

 

No dia 03 de abril de 1898 aconteceu a bênção e inauguração da Igreja de São Benedito. Aos poucos com a desativação da capela de São Gonçalo, sua imagem passou a fazer parte do alta-mor. Atualmente essa imagem se encontra no Museu do Santuário Nacional de Aparecida.

 

Segundo o jornal “O Pharol”, de 09 de setembro de 1928, o nome da Paróquia foi dado como homenagem a Monsenhor João Filippo, grande devoto do Puríssimo Coração de Maria, falecido pouco tempos antes.

 

Em 1940, já sob a administração paroquial de Monsenhor Rodrigo da Silva Araújo, a capela de São Gonçalo foi demolida e em seu lugar construiu-se a Casa Paroquial. No dia 13 de outubro de 1970 teve início a demolição da Igreja de São Benedito e no ano seguinte, Monsenhor Rodrigo designou uma equipe para comandar as obras de construção da nova matriz do Puríssimo Coração de Maria, que foi sagrada por Dom Geraldo Penido, no dia 13 de setembro de 1981.

 

Atualmente, o pároco Padre Jalmir Carlos Herédia tem realizado muitas melhorias na igreja matriz, destacando-se a pintura na cruz central à frente da Igreja matriz de um mosaico contemplando os nossos três padroeiros, Puríssimo Coração de Maria, São Benedito e São Gonçalo. E há também em andamento o projeto para construção da marquise, escadas com corrimão, rampas com acessibilidade para portadores de deficiências e paisagismo.

 

Hoje, portanto, é tempo de louvar a Deus pelas bênçãos e graças derramadas na história desta comunidade paroquial. É tempo de colheita e somos gratos pelos frutos que pudemos colher, pois sabemos que foram gerados a partir do amor e a dedicação de muitas pessoas.   

 

Festa do Puríssimo Coração de Maria

 

DE 14 A 23 DE SETEMBRO

Missa todos os dias às 19h na matriz; durante a novena haverá reza do terço às 15h.

Tema: “PARÓQUIA PURÍSSIMO CORAÇÃO DE MARIA:  90 ANOS DE HISTÓRIA, VIDA, FÉ, EVANGELIZAÇÃO”!

 

DIA 16 DE SETEMBRO - DOMINGO

12h - Almoço a moda Mineira com Bingo e música ao vivo nas Tendas da Festa

 

DIA 23 DE SETEMBRO – DOMINGO

08h - Santa Missa e logo após Café Comunitário nas tendas da festa

10h - Carreata pelas ruas de nossa cidade, passando por todas as comunidades da Paróquia

18h - Missa solene e, em seguida, procissão em louvor ao Puríssimo Coração de Maria.

 

TODAS AS NOITES TEREMOS QUERMESSE E BINGO NAS TENDAS, COM BARRACAS DE COMIDAS TIPICAS, PARQUE DE DIVERSÕES E SHOWS NA PRAÇA SÃO GONÇALO.