No dia 8 de junho estaremos celebrando a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. E falar do Sagrado Coração de Jesus é falar do próprio Cristo, Deus e homem, que se oferece a nós em plenitude e sobreabundancia. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos permite contemplar a grandeza do mistério de um Deus que se faz carne, que assume a nossa condição humana, que morre por nós na Cruz e que Ressuscita para nos garantir à Vida Eterna. Essa ação Divina de Deus nos revela que o Sagrado Coração de Jesus é para nós a manifestação do Coração Humano de Deus, que na Pessoa do seu Filho, Jesus, quis nos enriquecer com o seu infinito Amor. É com firme confiança no Sagrado Coração de Jesus que encontramos apoio, força, sentido e esperança para a nossa caminhada cotidiana.

 

O Sagrado Coração de Jesus não é uma devoção do passado, antiquada e do tempo de nossas avós, como muitos pensam. Mas é uma devoção do nosso tempo, uma ajuda de Deus para que possamos aproximar-nos cada vez mais do seu inigualável amor. É importante recordar que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus está presente na vida da Igreja e de cada fiel desde o inicio de sua fundação, quando ouvimos do evangelista João a frase: “e do seu coração jorraram sangue e água” (Cf. Jo 19, 34); ou seja, a vida em plenitude, a vida nova! Também os Padres da Igreja já conheciam a devoção ao Sagrado Coração de Jesus; em alguns deles, tais como Santo Agostinho, Santo Ambrosio e São Crisóstomo, podemos encontrar textos que falam da “Sagrada Chaga do Costado de Jesus”, e textos que falam do “Sangue e da Água” que jorraram do Coração aberto de Jesus na Cruz, de onde brotam para a Igreja os Sacramentos. E é seguindo os ensinamentos destes Padres que a Igreja não cansa de afirmar que: “do lado aberto de Jesus, do seu Sagrado Coração, nascem para toda a humanidade os Sacramentos, “frutos” do Amor de Deus Pai, evidenciados e revelados na redenção do Senhor. Estes Sacramentos, são para nós, que nós “Dons” de Deus que nos fortalece em nossa caminhada de fé rumo à Vida Plena.

 

São João Eudes, a respeito do Sagrado Coração de Jesus, em um dos seus escritos, nos diz que: “O Coração de Nosso Salvador é um lugar ardente de amor para nós, um amor purificador, iluminador, santificador, transformador e que nos diviniza. Um amor que purifica os corações mais que o fogo que purifica o ouro. Um amor que ilumina, que dissipa as trevas do inferno que cobrem a terra e nos faz entrar na luz admirável do céu: ‘Nos chamou das trevas para a sua luz admirável’ (1 Pd. 2, 9). Um amor que santifica, destrói o pecado em nossas almas para estabelecer nela o reino da graça. Um amor que transforma as serpentes em pombas, os lobos em cordeiros, os animais em anjos, os filhos do pecado em filhos de Deus, os filhos da cólera e da maldição em filhos da graça e da benção. Um amor que diviniza, fazendo dos seres humanos participantes na condição divina, participes da santidade de Deus, de sua misericórdia, de sua paciência, de sua bondade, de seu amor, de sua caridade e de todas as suas divinas perfeições: ‘Participes da natureza divina’ (2Pd. 1,4). O Coração de Jesus é um fogo que estende suas chamas por todas partes, no céu, na terra e em todo o universo; fogo e chamas que abrasam os corações dos Serafins e abrasaria todos os corações da terra se os ‘gelo’ do pecado não o privasse. No Coração de Jesus há um amor excepcional para os homens, tanto para os bons e seus amigos como também para os maus e seus inimigos, para os quais se manifesta uma caridade tão ardente que todas as torrentes das águas dos pecados não seriam capazes de apagá-lo” (São João Eudes. Coração  Admirável ; livro 12; OC 8).

 

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos recorda o núcleo central de nossa fé: o quanto Deus nos ama! Deus é amor e age por amor! A este amor somente podemos corresponder amando sem medida, a exemplo do próprio Cristo que se entregou por nós, que deixou seu coração ser ferido, por amor a todos os homens.  Os primeiros cristãos contemplaram o Coração transpassado, e na idade média, o Coração de Jesus adquiriu sua função vital de simbolizar a união transfigurante do coração do homem no Coração de Jesus. Hoje, nós somos convidados a recuperar esta grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Todos nós somos chamados a mergulhar na espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, vivendo esta espiritualidade a partir da dinâmica do próprio Coração de Jesus. E como podemos fazer isso? Crendo em seu infinito amor por cada um de nós e agindo conforme este amor transpassado.

 

Querido leitor, Deus tem um coração! O Sagrado Coração de Jesus, Verbo Encarnado, é o Coração Humano de Deus que não cansa de manifestar o seu amor por toda a sua criação, principalmente pelo homem, criado à sua imagem e semelhança (Cf. Gn 1, 27). Por isso, celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus significa deixar-se envolver por esse amor, que cura nossas feridas e nos faz desfrutar dos dons de Deus Pai. Não existe amor maior que o que encerra no Coração de Jesus. Não existe outra força transformadora mais potente para instaurar no meio de nós um mundo de justiça, amor e paz! Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós!

Deus os abençoe!

Com minhas orações e preces,

Pe. Sidnei Lino da Cruz.