Iniciamos, hoje, com o 1º domingo do advento, um novo ano cristão, um novo tempo litúrgico, tendo o evangelho de Mateus como destaque.

Com o advento, começa um dos tempos mais belos do ano. Para nós, no Brasil, é plena primavera e anúncio do verão. As cidades se enfeitam no Natal e no Ano Novo, com mais luzes e mais cores. É tempo de férias para muita gente.  Tempo de confraternização entre os familiares e amigos.

O advento, porém, para nós cristãos, é acima de tudo, tempo de espera e de encontro com  o Senhor Jesus, que vem para dar sentido, significado à nossa vida. Por isso, o advento é tempo de repensar as próprias certezas. A nossa certeza é que o Senhor vem  e nós estamos caminhando na esperança,  ao seu encontro.

Na primeira leitura, o profeta Isaias anuncia um mundo novo onde reinará a paz. “Os povos transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices; não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate.”  Esta paz não se fará como um golpe de mágica, mas será fruto da justiça, do respeito mútuo, da solidariedade, do diálogo, do perdão.

São Paulo, na carta  aos Romanos, nos convida a abandonar as obras das trevas que são o egoísmo, o desonestidade, a idolatria do dinheiro, como nos recorda o Papa Francisco na sua Exortação Apostólica “a alegria do Evangelho” e  a vestir as armas da luz que consiste na vivência do Evangelho.

No evangelho, Jesus nos adverte contra os falsos Messias e os falsos profetas e convida a estar atentos, vigilantes, preparados, “porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá.” O que quer dizer isso, se não sabemos nem o dia nem a maneira como o Senhor virá? Estar preparado é viver bem cada momento da vida. Estar vigilante não é ter medo da  morte ou ficar  angustiado com a espera do futuro, mas é viver a tranquila e alegre esperança de quem trabalha dia após dia,  procurando viver na fidelidade do evangelho.

Recordemos que neste tempo a Igreja no Brasil realiza a Campanha para a Evangelização que tem como objetivo despertar a corresponsabilidade de todo cristão pela manutenção do trabalho evangelizador da Igreja no Brasil. A coleta nacional será feita, em cada paróquia e comunidade, no dia 15 de dezembro,  3º. domingo do Advento.

Neste ano, a obra Kolping está celebrando o bicentenário do nascimento do seu fundador o beato Adolfo Kolping. A meta de sua obra é a promoção integral da pessoa, principalmente, do jovem para que se torne um cristão autêntico, trabalhador competente, um membro de família responsável e cidadão consciente e comprometido. A Comunidade Kolping está presente no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. Felicitamos o presidente da Obra Kolping, o Sr. Wagner Carneiro de Santana e o assistente eclesiástico nacional, Pe. Pedro Arnoldo da Silva, e em suas pessoas, todos os membros da família Kolping.

Neste advento, deixemo-nos iluminar pela luz da verdade de Cristo e abandonemos tudo aquilo que nos afasta do amor de Deus e de nossos irmãos.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP