Hoje é Natal! Alegremo-nos e exultemos, demos graças a Deus e felicitemo-nos mutuamente porque o Filho de Deus assumiu nossa condição humana e veio habitar em nosso meio, para trazer a salvação a todos e fazer-nos filhos e filhas de Deus nosso Pai, irmãos e irmãs,  e herdeiros do reino dos céus. Naquela criança deitada numa manjedoura reconhecemos o Filho de Deus, nosso Salvador. É o próprio Deus que se deixou ver em Jesus, que se fez próximo de nós em Jesus. Ele é Deus e homem, homem e Deus, homem e imagem de Deus, homem e filho de Deus. A carta aos Hebreus que escutamos, afirma que Deus nos falou por meio do seu Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. Ele é o esplendor da glória do Pai, a expressão de seu ser, isto é, ele é Deus igual ao Pai.

No evangelho, São João diz-nos que o Filho de Deus, feito homem no seio da Virgem Maria, já existia antes que o mundo fosse criado. Ele chama o Filho de Deus Palavra. Ele é a Palavra do Pai que há dois mil anos  não só entrou no mundo, mas entra no mundo para fazer parte da raça humana e assumir completamente a nossa condição humana, menos o pecado. Assim ele pode falar a nossa língua e nos revelar o mistério íntimo de Deus que é a comunidade perfeita de amor das pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, modelo perfeito de toda comunidade. Aquele que existe desde o princípio, luz que ilumina todo ser humano é o recém-nascido na gruta de Belém.

Esta é a nossa fé, a luz que deve nos iluminar não só neste dia do natal, mas durante toda a nossa existência.

Deus veio ao nosso encontro, abaixou-se, assumiu totalmente a natureza humana para que o homem fosse elevado, divinizado. Esse é o fundamento da dignidade sagrada e inviolável da pessoa humana. Ao unir-se a cada um de nós, Jesus Cristo nos conferiu uma dignidade singular. O valor da pessoa humana é tão grande que o próprio Deus se fez homem.

Essa é a mensagem, a lição perene do Natal de Jesus. Nós cristãos, católicos, estamos convidados, em cada Natal, a redescobrir esse mistério do amor infinito de Deus para conosco e a testemunhá-lo no nosso ambiente social a fim de construirmos um mundo de paz, fruto da justiça, da solidariedade e do perdão.

Hoje é Natal, mas para quem ama, todo dia é, de certa maneira, Natal em seu coração, porque  onde há o amor, a caridade, Deus aí habita. Acolhamos Jesus que vem ao nosso encontro nesta Eucaristia para nos renovar, nos transformar para nos fazer instrumentos na construção de um mundo mais humano, de uma vida mais digna para todas as pessoas, sobretudo, para as que sofrem e as mais necessitadas.

A  todos os  presentes, aos padres da Arquidiocese, aos religiosos (as), aos missionários redentoristas, aos fiéis da Arquidiocese de Aparecida e a todos que nos acompanham pelos meios de comunicação, meus votos de Feliz e Santo Natal e que o Menino Jesus, o Príncipe da Paz, abençoe a todos e conceda a todos a sua paz.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida-SP