Solenidade da dedicação da Basílica de Nossa Senhora Aparecida - Lançamento da Moeda Comemorativa da Canonização de João XXIII e João Paulo II

Hoje celebramos, aqui, no Santuário e nossa Arquidiocese, o aniversário da dedicação desta Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Foi o Papa  João Paulo II, hoje, São João Paulo II, que no dia 04 de julho de 1980, visitou Aparecida, consagrou este Santuário e lhe deu o título de basílica-menor. O Santuário é a casa da Mãe Aparecida, dos romeiros e de todos os devotos da padroeira e Rainha do Brasil.

Ao celebrarmos esta festa, somos chamados a valorizar também as igrejas de nossas paróquias, de nossas comunidades que são os lugares onde os fiéis da nossa Arquidiocese se reúnem para escutar a palavra de Deus, celebrar a Eucaristia, memorial da morte e ressurreição do Senhor. Para a celebração, como convém, a Igreja construiu templos, lugares para acolher a comunidade cristã.

No início do cristianismo, as celebrações eram feitas em casas de famílias convertidas, e mais tarde, os cristãos se reuniam nas basílicas, que, no início, eram destinadas a atividades públicas. Alguns desses edifícios foram entregues ao culto cristão e sua arquitetura inspirou a construção das igrejas.

Nos primeiros séculos, o batistério era uma construção distinta  da Igreja, mas não isolada do templo, pois há uma ligação profunda entre o batismo e a Eucaristia. O batismo e a Eucaristia constroem a Igreja, o povo de Deus, que somos nós os cristãos. Nós somos  a construção de Deus, o santuário de Deus, cujo fundamento são os apóstolos, o alicerce é Cristo, a pedra principal, como escutamos na segunda leitura , na 1ª carta de São Paulo aos Coríntios.

Parabéns a Casa da Moeda pelo lançamento  da moeda em homenagem aos Santos João XXIII e João Paulo II, em comemoração da canonização destes dois grandes pontífices, ocorrida no dia 27 de abril passado, em Roma. João XXIII era chamado de pároco do mundo pela sua bondade, simplicidade e sabedoria. Em Roma, era conhecido como o  “Papa bom”, a ponto de um poeta  afirmar que João XXIII “tornou visível a bondade aos olhos de todos”.  É o papa do Concílio Vaticano II, o maior acontecimento para a Igreja católica e o mundo cristão, no século 20.

João Paulo II, chamado de “Papa global”, o Papa que visitou quase todos os países dos  cinco continentes.  João Paulo II, o Papa dos Sínodos, das Famílias, da Juventude. João Paulo II amava o Brasil e o demonstrou nos visitando três  vezes.

Peçamos a Deus, pela intercessão destes dois papas, que proteja sua Igreja, o Papa Francisco e o nosso Brasil. Peçamos, também, que a dedicação da basílica de  Nossa Senhora Aparecida, celebrada hoje, nos recorde a todos que nós somos também a Casa de Deus, o templo vivo do Espírito Santo, dotados de uma singular dignidade que devemos respeitar, defender e promover.

Dom Raymundo Card. Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP