Jubileu de Ouro da Fundação do Centro de Integração Empresa – Escola – CIEE

Saúdo, de modo especial, os senhores conselheiros, gestores, colaboradores e os estudantes representantes de milhares  de estagiários e aprendizes desta instituição filantrópica de assistência social, que tem como finalidade integrar o jovem estudante  no mercado de trabalho, por meio de estágios e aprendizado, que são os principais pilares do CIEE.

Parabéns ao CIEE pelos 50 anos de promoção dos jovens por meio  da educação e do trabalho e meus sinceros votos para que os programas de estágio, aprendizes e cursos de capacitação de jovens que buscam espaço no mercado do trabalho, cresçam, cada vez mais.

Estamos na última semana do ano litúrgico e nas últimas semanas, a liturgia da Igreja nos coloca diante da segunda vinda do Senhor Jesus, no fim dos tempos. Somos peregrinos neste mundo e estamos a caminho da meta final que é o nosso encontro com Deus. Fomos criados por Deus para amá-Lo, servi-Lo e gozar de sua presença na vida futura.  Diante desta perspectiva da eternidade, é importante valorizar e aproveitar o tempo que nos é dado para fazer o bem e realizar a missão que  Deus nos confiou. A esperança de vida futura não nos deve afastar da missão que Deus nos confiou: a de fazer deste mundo, um mundo mais humano, justo e solidário; sinal do reino definitivo que aguardamos.

Na primeira leitura, tirada do livro do Apocalipse, João fala da nova criação que  Deus realiza depois da dissolução deste mundo: “vi um novo  céu e uma nova terra.” Ele também descreve a cidade santa, a nova Jerusalém que desce do céu, de junto de Deus “revestida qual esposa enfeitada para o seu marido.”

O juízo final não é só uma realidade que deve vir no final dos tempos. Para nós cristãos, o mundo futuro já começou com a morte e a ressurreição de Cristo. Ele venceu o mal e a morte e  a nossa vida está apoiada na sua palavra e no seu  destino final. A esperança cristã é a certeza de que vamos participar do destino final de Cristo, de sua vitória sobre o pecado e a morte.

No evangelho que escutamos, Jesus afirma que “o céu e a terra passarão, mas minhas palavras não hão de passar.” Estas palavras de Jesus nos exortam à confiança no que não passa, no que dá firmeza e sustenta nossa esperança, a saber, a palavra de Jesus. Suas palavras são palavras de vida eterna, o que ele diz é verdadeiro. Suas palavras sempre se cumprem.

Nós não sabemos quando será a vinda gloriosa e definitiva do Cristo. Isto pertence ao misterioso desígnio  de Deus. Para nós, o importante é seguir Jesus Cristo, escutar sua palavra e praticá-la. Mesmo diante das situações difíceis que enfrentamos, nós cristãos temos a certeza  de que o Senhor ressuscitado está perto de nós e devemos manter nosso olhar fixo Nele, pois é Dele que vem nosso auxílio e a nossa proteção: ele é o nosso refúgio e nossa fortaleza.

No Natal, celebramos a vinda de Jesus até nós para se  fazer não só semelhante a nós, mas para se fazer também nosso companheiro de caminhada e nos mostrar o caminho a seguir que é  Ele mesmo: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Dom Raymundo Card. Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP