Neste ano a comemoração dos fiéis defuntos cai no domingo e, por isso, hoje, nossa atenção e volta para aqueles que nos foram caros, viveram próximos de nós, nos fizeram bem e que já não estão mais conosco visivelmente, mas passaram desta vida para a Casa do Pai, destino de todos nós que ainda peregrinamos nesta terra.

A comemoração de hoje nos coloca diante do problema da morte. Não há nenhum povo que não pergunte pelo sentido da morte. Para nós cristãos, o enigma da dor e da morte, só se esclarece por Cristo e em Jesus Cristo que morreu por nós, e com sua ressurreição destruiu a morte e nos fez participantes de sua vitória. Só em Jesus Cristo e na sua palavra encontramos consolo e esperança na dor e na morte. Fora dele, sentimo-nos esmagados por esse mistério.

Neste dia devemos rezar não só pelos nossos familiares e conhecidos, mas por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos. Essa oração nós a fazemos, principalmente, participando da celebração da Eucaristia. Na Eucaristia, Jesus se faz presente entre nós com a sua palavra e com o seu corpo e com o seu sangue que são alimento de vida eterna. Unidos a Cristo na sua oferta ao Pai, participamos da obra da nossa salvação e da salvação do mundo inteiro.

Em virtude da comunhão dos santos, nós cristãos, estamos unidos não só com os que ainda vivem na terra, mas também com aqueles que já entraram na alegria de Deus e também com os que ainda precisam de purificação para alcançar plenamente o Reino de amor e de felicidade, na visão face a face de Deus.

Nós somos a família de Deus, separados pela morte, fisicamente, por um tempo, mas estaremos juntos de novo um dia, na vida eterna que Deus nos prometeu por meio de Jesus Cristo. Mais importante do que as flores e as velas oferecidas neste dia aos nossos entes queridos já falecidos, são nossas orações, as obras de caridade e de penitência, feitas na suas intenções.

Na celebração da Eucaristia unidos a Cristo estamos em comunhão com nossos irmãos que já realizaram sua páscoa definitiva para o Pai.
Rezando a Cristo por eles e eles rezando a Cristo por nós, estamos vivendo o mistério da comunhão dos santos, essa entre ajuda entre todos os membros da família de Deus.

Entre os que já gozam plenamente das alegrias do céu, resplandece a pessoa da Virgem Maria, a mais humilde e mais elevada de todas as criaturas. Ela já está no céu em corpo e alma, tendo já alcançado a meta para onde caminhamos. Rezemos a Ela pelos nossos falecidos e peçamos-lhe que nos guie no nosso dia-a-dia. Volva para nós seu olhar misericordioso e, após a nossa morte, nos mostre Jesus, bendito fruto do seu ventre. Amém.

Dom Raymundo Card. Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP