DIA MUNDIAL DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES

13ª. ROMARIA ESCOTEIRA NACIONAL


Este quarto domingo da Páscoa  é conhecido como o Domingo do Bom Pastor, por causa do texto do evangelho de João, extraído do capítulo  10º, que é proclamado neste domingo, e no qual Jesus se apresenta como o Pastor do seu rebanho, que somos todos nós.

Cristo, o Ressuscitado, é o Supremo pastor de sua Igreja porque somente Ele deu a vida pelas suas ovelhas e somente Ele ressuscitou dos mortos. Embora, os fiéis sejam conduzidos por pastores humanos, o Papa, os Bispos, os Sacerdotes, contudo é o Cristo que os guia e alimenta.

Jesus confiou a Igreja a Pedro, aos apóstolos para que o sucessor de Pedro, o Papa, e os bispos, em comunhão com ele, a  governem, com a assistência do Espírito Santo.

No evangelho, São João afirma que as ovelhas, isto é, os discípulos de Jesus, ouvem a sua voz, acolhem-na em seu coração e a testemunham em sua vida por meio  de boas obras. O discípulo que assim procede é reconhecido e amado por Jesus.  “as minhas ovelhas escutam a minha  voz, eu as conheço e elas me seguem.”

O Bom Pastor, que é Jesus, se torna presente nos pastores que, hoje, governam a Igreja e por isso  é necessário rezar sempre pelo Papa, os bispos, os padres que são uma forma da presença do Cristo ressuscitado, colocados à frente de sua Igreja, em nosso meio, a fim de  que exerçam o seu ofício com dedicação, alegria, generosidade, a exemplo de Cristo.

É necessário também pedir ao Senhor  operários numerosos, santos preparados, para trabalhar na sua messe, que é o mundo de hoje.

Na mensagem para este 53º. Dia Mundial de Orações  pelas Vocações, o Papa Francisco diz que toda vocação na Igreja é fruto do olhar misericordioso de Jesus. O chamado de Deus acontece através da mediação da comunidade. Primeiro Deus nos chama a fazer parte da Igreja, numa comunidade, e depois de  um certo amadurecimento na comunidade, Ele nos chama para uma vocação específica.

O Papa Francisco lembra que todos os fiéis são responsáveis pelo cuidado e do discernimento das vocações. A comunidade deve estar presente na germinação, na formação e perseverança das vocações.

A vocação sacerdotal e religiosa nasce na Igreja e o chamado é para a Igreja e para o mundo e não para uma determinada região ou grupo ou movimento eclesial. Um sinal claro da autenticidade de um carisma é a sua eclesialidade, isto é, a capacidade de se integrar na vida do povo santo de Deus para o bem de todos. Quem consagrou sua própria vida ao Senhor, deve estar pronto a servir a Igreja onde esta precisar. O Papa Francisco conclui sua mensagem com a seguinte oração: “Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito, concedei-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e felizes, que sejam fontes de vida fraterna e suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e a evangelização. Sustentai-as no seu compromisso de propor uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional, de modo que, em tudo, resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso. Maria, Mãe e educadora de Jesus, interceda por todas as comunidades cristãs, para que, tornadas fecundas pelo Espírito Santo, sejam fontes de vocações autênticas para o serviço  do povo santo de Deus.”

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida - SP