Estamos às portas da celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e o evangelho de hoje nos convida a contemplar José e Maria que esperam o nascimento de seu filho Jesus.

Na primeira leitura o profeta Isaias anuncia o nascimento do Redentor: “Eis que uma virgem conceberá é Dara à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel”.

No evangelho de hoje Mateus faz uma leitura messiânica e Mariana dessa profecia de Isaias. O Emanuel, o Deus conosco, é Jesus, a presença física de Deus em meio ao seu povo. A virgem é Maria, prometida em casamento a José, que ficou grávida pela ação do Espírito Santo. É o Espírito Santo que formou a carne do Redentor  no seio de Maria, tornando assim  possível que o Verbo de Deus nela se encarnasse e pudesse realizar a nossa salvação pela sua morte e  ressurreição.

Mateus afirma claramente que o sinal proclamado por Isaias  se cumpriu no mistério da encarnação do Filho de Deus no seio de Maria, por obra do Espírito Santo. “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

José ao tomar conhecimento do que aconteceu com Maria, sua esposa, resolveu abandoná-la em segredo, para não difamá-la e porque amava muito a Maria. Após a explicação do anjo do Senhor sobre a procedência do filho de Maria, José aceita Maria por esposa e acolhe a criança que vai nascer dela como filho e lhe dá o nome de Jesus que significa: Deus salva.

Conforme a lei judaica cabia ao pai dar o nome ao filho. Dessa maneira cumpriu-se a Escritura: José da linhagem de Davi, garante a descendência davidica de Jesus, o Messias, como o seu pai legal. Essa é a missão e a dignidade de José: ser esposo virginal de Maria e pai protetor do filho de Deus, com todas as funções e responsabilidades que essa missão trazia consigo. Na fé, Maria e José aceitam os desígnios de Deus e se colocam disponíveis para que Deus realize o seu plano de salvação em favor de todos nós e confiam que Deus estará sempre com eles nos momentos mais difíceis. Pela fé, aceitam, sobretudo, que a concepção de Cristo é uma obra divina que ultrapassa toda compreensão e possibilidade humanas.

No texto de hoje da carta de São Paulo aos Romanos, ele afirma a natureza humana e divina de Jesus: ele é descendente de Davi segundo a sua humanidade e reconhecido pelos cristãos como o filho de Deus com todo o poder, pela ressurreição.

Como José e Maria nós também queremos acolher na fé, no testemunho da caridade Jesus que vem ao nosso encontro de tantas maneiras e queremos que sua luz ilumine a nós e ao mundo inteiro, nos transformando e nos fazendo mensageiros do amor.

A participação na eucaristia aos domingos e no dia do Natal nos unirá mais a Jesus Cristo e fará da alegria que já está  presente em toda parte, uma alegria  ainda mais profunda para todos nós.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida,SP