Há mais de dois mil anos, João Batista, filho de Zacarias, percorreu toda a região do rio Jordão, pregando o batismo de conversão para o perdão dos pecados, alertava e conclamava o povo para se preparar para a chegada do Messias,  repetindo as palavras do profeta Isaias: “preparai  o caminho do Senhor, endireitai suas  veredas.”

João Batista foi o último dos profetas do Antigo Testamento. Ele nasceu e morreu antes de Jesus. Foi decapitado por Herodes ao defender a fidelidade matrimonial, pois João Batista dissera a Herodes que não lhe era lícito possuir a mulher de seu irmão.

Através de João Batista, Deus interveio na história humana e quando João estava no deserto, Deus lhe confiou a missão de preparar o povo para a vinda do Messias, Jesus o filho de Deus.

Todo o povo de Israel deveria saber que a chegada do Messias estava próxima e deveria se preparar para recebê-lo. Ninguém poderia alegar ignorância a respeito da chegada do Messias.

E nós, queridos irmãos (ãs), como estamos nos preparando para o Natal e também para o encontro com o Senhor, quando Ele nos chamar! Para nós, o perigo está em celebrar o Natal de Jesus como se fosse apenas um acontecimento do passado e reduzir sua celebração a uma mera recordação ou então ficarmos somente na expectativa de sua vinda futura, sem que  ela tenha alguma repercussão em nossa vida no presente.

Jesus quer vir, aqui e agora, no presente, ao nosso encontro. Será que ele encontrará entrada no nosso coração? A porta do coração só se abre por dentro e quem tem a chave é cada um de nós.

O Documento da V Conferência dos  Bispos da América Latina e Caribe, fala dos diversos encontros com Jesus Cristo e entre eles, o Documento destaca o encontro com Jesus Cristo na Eucaristia, atualização do seu sacrifício na cruz, sacramento de sua presença entre nós e alimento de vida eterna e o encontro com Jesus Cristo no sacramento da reconciliação, onde ele nos dá o seu perdão e nos faz sentir que o amor de Deus é mais forte do que o pecado cometido.

Queridos irmãos (ãs), o apelo de João Batista: “preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” é dirigido, hoje, a cada um de nós. Neste advento, somos chamados a retirar os obstáculos que impedem a salvação de Deus chegar até nós. Que valores  estamos testemunhando em nossa vida, na família, no trabalho, na vida pública! Procuramos levar uma vida coerente com nossa fé, cultivamos o diálogo e a oração em nosso lar, exercemos nossa profissão, nosso trabalho, nossa atividade política com competência, honestidade, como uma forma de serviço, de amor ao próximo, estamos cumprindo nossos deveres de cristãos, como, por exemplo, a participação na missa dominical?  São questionamentos que devemos nos fazer neste advento e descobrir o que temos que endireitar na nossa vida particular ou pública para nos prepararmos para a celebração do Natal. Neste Natal, aproximemo-nos de Jesus Cristo no sacramento da penitência e  renovados espiritualmente, aproximemo-nos, também,  do sacramento da Eucaristia.

Ao nascer entre nós, Jesus se aproximou de nós para que nós nos acerquemos cada vez mais a Ele.

Não nos esqueçamos que no próximo domingo será realizada a Coleta Nacional da Campanha para a Evangelização que tem como finalidade a sustentação do trabalho evangelizador da Igreja no Brasil.  A exemplo de Cristo que se fez pobre para nos enriquecer, aprendamos a partilhar com os outros não só os bens espirituais, mas também, os bens materiais.
 
A fé que não leva a solidariedade com os outros, não é uma verdadeira fé.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida-SP