16º Aniversário da Família Campanha dos Devotos
6ª Romaria Da Família Campanha dos Devotos

Hoje, dia 04 de julho, há 35 anos o Papa João Paulo II, na sua primeira visita ao Brasil, em 1988, incluiu em sua visita o Santuário Nacional,   para consagrar este templo dedicado à Padroeira e Rainha do Brasil. Nesta data, este santuário recebeu o título de Basílica Menor.

A celebração da solenidade da dedicação da Basílica de Nossa Senhora Aparecida recorda-nos que este templo foi consagrado ao serviço de Deus, fazendo dele um templo santo, dedicado com exclusividade à reunião da assembleia cristã, para que preste culto a Deus como é devido, ouvindo sua palavra e celebrando os mistérios sagrados, sinais que comemoram e comunicam a sua salvação.

Cristo é o verdadeiro templo da Nova Aliança e o povo de Deus  adquirido pelo seu sangue e reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é a Igreja, ou templo de Deus, construído de pedras vivas, onde o Pai é adorado em espírito e verdade. A celebração da dedicação desta basílica  é uma interpelação a todos nós, para que sejamos essa Igreja viva, unida na caridade, fortalecida pelo Evangelho e pela Eucaristia, santa no esforço de fidelidade a Jesus Cristo e  católica na sua abertura missionária. Portanto, nós cristãos, somos  no mundo o templo de Deus, sua Igreja viva e por isso, homens e mulheres, nossos concidadãos tem o direito de descobrir em nós, os sinais da presença do Deus vivo.

Neste mês celebramos os 16 anos da criação da Campanha dos Devotos e, hoje, acolhemos neste Santuário a 6ª. Romaria da Família Campanha dos Devotos. Esta campanha, que nasceu a partir do desejo dos devotos de Nossa Senhora Aparecida de contribuir com o trabalho evangelizador do Santuário Nacional, começou pequena e, hoje, se estendeu por todo o Brasil e se tornou esta grande família de irmãos e irmãs na fé a serviço do Evangelho.

Muito obrigado, Família Campanha dos Devotos! Deus derrame copiosas bênçãos sobre todos vocês e Nossa Senhora Aparecida os proteja. Tudo que aqui se realiza é, em primeiro lugar, para o maior louvor e glória de Deus, por meio de Maria e graças a generosa e fiel colaboração de seus devotos e do trabalho dedicado dos Missionários Redentoristas.

Ao entregarmos a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao povo do Rio de Janeiro, na pessoa de seu pastor, o Cardeal Dom Orani João Tempesta,  invocamos a proteção da Padroeira e Rainha do Brasil para  o querido povo carioca.

Finalmente, faço minhas e de todos os presentes as palavras que o Papa João Paulo II pronunciou na ocasião de sua visita ao Santuário:  “Maria, eu vos saúdo e vos digo: Ave neste Santuário, onde a Igreja no Brasil vos ama, vos venera e vos invoca como Aparecida, como revelada e dada particularmente a Ele como sua Mãe e Padroeira! Como Medianeira e Advogada junto ao Filho de quem sois Mãe. Como modelo de todas as almas, possuidoras da verdadeira sabedoria e, ao mesmo tempo, da simplicidade  da criança, daquela entranhada confiança que supera toda fraqueza e sofrimento.” Assim seja!

Dom Raymundo Card. Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP