No mês de novembro, celebramos no calendário da Igreja, duas festas próximas uma da outra: a comemoração dos Fiéis Defuntos, no dia 02, e a Festa de Todos os Santos no domingo, após o dia 1º.

Cada uma dessas duas celebrações tem o seu próprio significado. O dia de Finados  é um dia não só de recordação de nossos entes queridos que terminaram sua peregrinação terrestre, mas também, de oração por eles e pelos desconhecidos para que, purificados e transformados pelo amor de Deus,  alcancem a  felicidade do céu. Somos todos peregrinos e estamos a caminho da nossa meta final – o céu -, pois pelo batismo fomos feitos filhos e herdeiros de Deus e o nosso Deus nos criou não para a morte, mas para a vida em plenitude. E a Eucaristia, alimento que Jesus nos deixou, é garantia de vida eterna. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54).

Na Festa de Todos os Santos celebramos a multidão dos que estão diante de Deus para sempre: todos os santos e os anjos.

Ao celebrar a Festa de Todos os Santos devemos recordar  que a vocação de todos nós é a busca da santidade que se realiza na íntima união com Cristo, e, Nele com a Santíssima Trindade,  iluminando e ordenando as realidades temporais, segundo Deus.  É  a vocação fundamental de todo cristão. “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito”. “Sede santos como vosso Deus é santo.”

Para alcançar a santidade devemos empregar nossas forças recebidas segundo a medida da dádiva de Cristo, para nos dedicarmos à glória de Deus e ao serviço do próximo, no estado de vida que abraçamos, na profissão que exercemos ou na situação de vida em que nos encontramos.

Peçamos a Deus que nossos irmãos e irmãs já glorificados intercedam por nós que formamos a Igreja peregrina nesta terra. Que Maria, Rainha de todos os santos,  nos ajude a seguir fielmente a Cristo, para que possamos chegar à vida eterna  e participar com todos os santos e santas.

Com o abraço e a bênção de,

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP