SANTOS DEVOTOS DE SÃO JOSÉ

 

            São Bernardo de Claraval escreve: “O maior mérito e grandeza de São José é a de ser pai terreno de Jesus. Ele é o servo fiel e prudente, pai de Jesus, esposo de Maria, colaborador no mistério da salvação, dos desígnios eternos de do Pai”.

            Escreve Santo Alberto Magno: “Em Jesus, respiramos os perfumes das virtudes de São José”. São Pedro de Alcântara, reformador da  Ordem Franciscana criou a Província de São José e recomendou aos franciscanos honrar São José.

            São Francisco de Sales ensina que  “à direita de Maria, está sempre São José e depois dela, ele ocupa o primeiro lugar na Igreja. Como  devia ser  bom e reto de coração esse Santo”.

            Na véspera das festas de São José, São Francisco de Sales fazia jejum e dizia: Maria e José fazem inveja aos anjos. Nenhum santo tem um bem maior do que São José: ser pai de Jesus. São Vicente de Paulo proclamou São José Patrono dos Seminários Vicentinos e pede que os missionários coloquem sua confiança no pai de Jesus. Santo Inácio de Loyola dedicou o livro Exercícios Espirituais a São José. Para pertencer à Companhia de Jesus era preciso consagrar-se a São José. Santo Afonso Maria de Ligório colocou a Congregação do Santíssimo Redentor sob a proteção de São José. Qualquer atividade era iniciada com a invocação  de São José. Santo Afonso assinava seus escritos com os nomes de: Jesus, Maria, José.

            Temos uma lista de santos conhecidos como “Devotos Especiais de São José”. Vejamos alguns dentre eles:  São Bernardino de Sena – pregou 25 anos sobre a devoção a São José. Para ele e outros santos, São José está  no céu de corpo e alma. São Francisco de Sales escreveu:  “São José é o santo do meu coração, pai de minha vida e de meu amor”. Rezava: “Oh São José, meus olhos veem ao lado de minha  mãe Maria, o pai terreno de Jesus. Mãe querida, ele é vosso socorro, vosso auxílio na condução e educação de Jesus. Oh, São José, tomaste em vossos braços o Amor do céu e da terra e recebestes doces  abraços  e beijos do Menino Jesus. Para ele, vós sois, amado São José, o grande amigo e querido pai bem-amado. Como é agradável ver Jesus em teus braços de pai, oh, São José, ouvi-lo chamar-te de papai com um coração filial”. Amém.   Para São Francisco de Sales, São José está no céu de corpo e alma.

            São Leonardo de Porto Maurício, grande missionário franciscano, dizia:  “A São José pertencem todos os cristãos a partir de Jesus e Maria. A escada para o céu tem 3 degraus: José, Maria, Jesus. José entrega nossas súplicas a Maria e ela as entrega a Jesus. Santo Afonso Maria de Ligório rezava: “Oh São José está sob Vossa proteção Aquela que o céu e a terra executam suas ordens “.

            Santa Teresa de Ávila escreve: “Tomei como meu advogado  e patrono o glorioso São José e me recomendei a ele com fervor. Este meu pai e protetor me ajudou nas necessidades em que me encontrava e muitas outras mais graves nas quais estavam em jogo a minha honra e a salvação de minha alma. Não me lembro até hoje de ter lhe pedido uma graça, sem que não a tenha obtido imediatamente”.  Santa Teresa aconselhava as pessoas a serem devotas de São José, glorioso santo. Ela foi curada de grave doença por intercessão  de São José e a ele confiou  sua vida. Dizia: ele é meu senhor e pai, meu protetor, meu advogado, meu mestre de oração, livrou-me de perigos muito graves  em relação a minha honra.  Quem tem  dificuldade de rezar, recorra a São José, aconselhava Santa Teresa, porque ele atende todas as necessidades por ser pai de Jesus e esposo de Maria. Dos 17 mosteiros fundados por Santa  Teresa, 12 são dedicados a São José, porém colocou sua estátua em todos os  Carmelos.

            Diante de tantas testemunhas só nos resta amar e invocar São José, aprendendo na sua escola a santidade de vida.

 

 

Dom Orlando Brandes

Arcebispo de Aparecida