O próximo mês de julho será muito especial para todos nós brasileiros. É o mês em que acontecerá, entre os dias 23 a 28, a Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro, evento que reunirá jovens do mundo inteiro para rezar, cantar e louvar a Deus. Serão dias de evangelização, de alegria e de muitas bênçãos.

A JMJ contará com a presença do Papa Francisco. Sua Santidade chegará no Brasil no dia 23 de julho, e já na manhã do dia 24, nos dará a honra de visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Este gesto do Santo Padre demonstra sua devoção pessoal à Virgem Maria e seu carinho pelo povo brasileiro. No Santuário Nacional, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa e, em seguida, irá ao Seminário Missionário Bom Jesus, onde almoçará e fará um breve descanso.

A nossa pequena cidade de Aparecida, o Santuário Nacional e o Seminário Missionário Bom Jesus podem se sentirem privilegiados e orgulhosos, pois poucos lugares no mundo tiveram a honra de receber 3 Papas: João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em 2007; e agora o Papa Francisco.

Importante recordar que o Papa Francisco esteve em Aparecida no ano de 2007, entre os dias 13 a 31 de maio, para participar da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano. Na época, ele era o Cardeal Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, capital da Argentina. Na V Conferência, o Cardeal Bergoglio foi designado presidente da Comissão de Redação do Documento Conclusivo da V Conferência – o Documento de Aparecida. Certamente, o Papa Francisco deve ter boas recordações daqueles dias vividos aqui. E agora, ele retorna na condição de Sucessor de Pedro.

Alegremo-nos, pois, com a Jornada Mundial da Juventude e com a presença do nosso querido Papa em terras brasileiras. Estejamos com o coração aberto para acolher sua mensagem. Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e nos dê sabedoria e coragem para colocar em prática o lema da Jornada: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Que a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, nos ajude nesse propósito.