O ano passou muito rápido! Já estamos em dezembro e nos preparando para as festas de final de ano.  Fim de ano é sempre uma ocasião para uma revisão de nossa vida, uma oportunidade para avaliar  nossas conquistas e fracassos, não apenas no plano material, mas também no plano espiritual, cultural e humano. É tempo de fazer novos projetos  com confiança na ajuda de Deus e na proteção materna da Virgem Maria. É tempo de ação de graças a Deus Pai pelas bênçãos recebidas que são manifestações do seu infinito amor para conosco.  

Mas a verdadeira marca do mês de dezembro é a celebração do Natal do Senhor, esta festa de singular importância para todos os cristãos.  Natal é tempo de paz, de graça  e,  principalmente, de gratidão a Deus por ter nos enviado, por meio de Maria, seu Filho, para ser o nosso Redentor. 

Natal  é  tempo de alegria, porque  Jesus veio nos fazer filhos de Deus e Nele, irmãos e irmãs  um dos outros. Ele veio nos libertar do pecado e nos restituir a amizade divina; Ele veio nos libertar da morte e garantir-nos a ressurreição; veio nos  tirar do desespero de uma vida sem sentido,  para nos despertar para o verdadeiro sentido da vida, dom de Deus.  Acolher Jesus de verdade é reconhecê-lo como único Senhor em nossa vida; é acolhê-lo na pessoa do nosso irmão, da criança, do pobre, do enfermo, do oprimido; é viver como Ele viveu,  amar como Ele amou.

Preparemo-nos, pois, com alegria,  para  recebermos o Menino Jesus! Que  o amor, a esperança e a solidariedade  renasçam em nossos corações e se traduzam em gestos  concretos  em favor do  próximo. E que a Virgem Maria esteja presente  em cada lar contribuindo com amor de mãe para que todos os seus filhos e filhas possam redescobrir na  Eucaristia e na força do Evangelho o sentido verdadeiro do Natal!

A todo o povo da Arquidiocese de Aparecida, os sinceros votos de um Feliz e Santo Natal!

Com o abraço e a bênção de,

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP