Celebramos hoje a festa da apresentação  do Senhor no templo de Jerusalém. Quarenta dias depois do Natal, Maria e José  levam seu filho Jesus ao templo para cumprir o que manda a lei: a purificação das mães, depois do parto e a apresentação dos filhos primogênitos para consagrá-los  ao Senhor. Jesus, homem como nós, se submete a esta cerimônia que todo  israelita devia fazer. Jesus e Maria nos dão um exemplo de obediência e humildade. Maria não necessitava de purificação legal, pois ela concebeu por obra do Espírito Santo e Jesus era Deus.

Esse rito adquiriu um novo significado pelas profecias de Simeão e Ana que estavam no templo, quando Maria e José trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava.

“Meus olhos viram tua salvação nos braços, salvação que preparastes diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória  do teu povo Israel.” E Ana pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos que esperavam a libertação de Jerusalém.

Simeão anuncia também a paixão de Jesus e a participação de sua mãe no sofrimento de seu Filho: “este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada de traspassará a alma.”

O templo é o lugar dos sacrifícios. Maria e José levam em suas mãos a oferta para a purificação, mas eles  têm em seus braços aquele que será a verdadeira oferta para a salvação do mundo. A oferta que logo tornará caducos os sacrifícios rituais da Antiga Aliança. Jesus  será o único intercessor junto ao Pai, “o sumo sacerdote misericordioso e fiel capaz de expiar os pecados do povo. Jesus está no coração de nossa assembleia, o Senhor que buscamos. Ele nos ilumina com sua palavra e renova em nosso meio a oferta que salva o mundo. Aproximemo-nos dele e deixemos que ilumine nossa vida”.

Esta festa  é também o  dia da vida consagrada (religiosos (as), institutos seculares...) pessoas que seguem o Senhor de maneira especial, de maneira profética, testemunhando  o evangelho num estilo de vida, quanto ao viver e o agir.

De bom grado, aceitei a indicação pelo Pe. Provincial, Pe. Rogério, do Pe.  João Batista, missionário redentorista, para Reitor  deste Santuário. Com satisfação,  após tê-lo nomeado Reitor, hoje, lhe dou posse de reitor, com a jurisdição de Vigário Episcopal deste Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Faço votos  Pe. João Batista, agora Reitor,  que se dedique com grande zelo ao trabalho pastoral neste Santuário para que  sejam oferecidos aos fiéis romeiros,  os meios de santificação e de salvação; a Palavra de Deus seja anunciada com  diligência; a vida litúrgica seja incentivada adequadamente, principalmente,  a celebração piedosa e participada da Eucaristia,  e seja oferecido, diariamente, a todos os romeiros e aos que procuram, a misericórdia e o perdão de Deus no sacramento da penitência. Sejam cultivadas formas  aprovadas de piedade popular.  Faça tudo para que os romeiros sejam bem acolhidos, como uma forma de evangelizar.

Parabéns  Pe. João Batista! Obrigado por  ter  aceito esta missão tão importante para a Igreja no Brasil e na Arquidiocese de Aparecida, em particular, neste tempo de preparação da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Nossa Senhora Aparecida o proteja  e torne frutuoso o seu ministério pastoral neste Santuário, com  a graça de Deus.

Dom Raymundo Card. Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida SP