Após a festa do Batismo do Senhor celebrada no dia 12 de janeiro, teve início, no calendário litúrgico, o tempo comum, neste ano, chamado Ano A, durante o qual a Igreja nos convida a ler o evangelho de Mateus, que será o evangelho de destaque,  durante o tempo comum.

Mateus escreveu o seu evangelho por volta do ano 80 depois de Cristo e utilizou para redigi-lo, o evangelho de Marcos, outra fonte de tradição oral, e o seu próprio conhecimento. Seu objetivo é testemunhar que Jesus é o Messias prometido e por isso, cita muitas vezes o Antigo Testamento, para mostrar que as profecias se cumpriram em Jesus, o Rei prometido.

O evangelho de Mateus foi dirigido aos judeus cristãos. Mateus mostra que para a nova comunidade dos discípulos de Jesus, o judaísmo foi superado e já não há diferença entre judeus e pagãos (Mt 24,14). A nova comunidade recebe o nome de “ekklesia” (Igreja) que até então era usada pela sinagoga (Mt 16,18). Jesus estará sempre com sua Igreja (Mt 28,20) e com sua assistência superará todas as perseguições (Mt 16,28).

No dia 02 de fevereiro, 4º. domingo do tempo comum, a Igreja celebra a festa da Apresentação do Senhor, ou a festa da Candelária. A bênção e a procissão das velas,  neste dia, nos recordam que Cristo é a nossa luz.

Jesus  ainda criança é levado pelos seus pais, Maria e José, ao templo para cumprir a lei de Moisés: a apresentação dos filhos primogênitos ao Senhor (Lc 2,23)e o seu resgate por um par de rolas ou dois pombinhos e a purificação legal das mães, quarenta dias após o parto. (Ex 12,28).

Simeão, que se dirigiu ao templo movido pelo Espírito Santo, segura em seus braços o Menino, Aquele que será a verdadeira oferta para a salvação do mundo, o único capaz de tirar o pecado do mundo. Ele e a profetiza Ana reconhecem naquela criança o Senhor, o Messias.

Na Eucaristia,  Jesus está no meio de nós. Ele nos oferece sua palavra de luz e atualiza seu sacrifício para a salvação do mundo. Vamos ao seu encontro, sigamo-lo sem temor e o deixemos iluminar nossas vidas.

Dom Raymundo Card. Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP