Estamos já no mês de outubro. Neste mês, celebramos a Rainha e Padroeira  do Brasil  – Nossa Senhora Aparecida , e  Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro, nascido em Guaratinguetá.

Este ano a novena da Padroeira refletirá o tema: “Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa Luz!”. Este tema está dentro do contexto de preparação para as comemorações do tricentenário (1717 – 2017)  do encontro da imagem nas aguas do rio Paraíba, em 1717. 

A novena e festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida têm por objetivo reviver e fortalecer, ainda mais, a devoção do povo brasileiro. Esta devoção teve início há quase 300 anos, quando três humildes pescadores -  João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso – ao lançar suas redes nas águas do rio Paraíba,  encontraram o corpo e a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Após este encontro,  a pesca que até então estava fracassada, tornou-se abundante.

A simplicidade e, principalmente, a fé destes 3 pescadores, fizeram  com que eles vissem neste acontecimento o sinal da presença de Deus. Movido por esta fé, levaram a pequena imagem para a casa e, ao redor dela, as pessoas começaram a se reunir para rezar o terço. A partir daquele momento, a imagem passou a ser venerada sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida,  porque foi “aparecida” nas águas.

O número de devotos foi crescendo de tal maneira que, em 1745 viu-se a necessidade de construir, uma capela no Morro dos Coqueiros, onde se encontra hoje a Basílica Antiga. E, em 1955, deu-se início a construção do atual Santuário - o maior santuário  do mundo, dedicado a Maria que recebe, anualmente, cerca de 11 milhões de peregrinos,  vindos de diversos cantos do Brasil e até de outros países,  que vêm à Casa da Mãe Aparecida para rezar, pedir e agradecer .

Terminada a novena dedicada a Nossa Senhora Aparecida, já devemos  nos preparar para celebrar o primeiro santo brasileiro: Santo Antonio de Sant’Anna Galvão. A novena  acontecerá de 16 a 25 de outubro, no Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, localizado no Jardim do Vale, em Guaratinguetá. O tema deste ano é: “Santo Antonio de Sant’Anna Galvão e a Profissão da Fé Cristã.”

Deixo aqui meu cordial convite a todos vocês para participarem, com fé e alegria, da novena em louvor a Nossa Senhora Aparecida e da novena dedicada a  Frei Galvão.

Quero, também, enviar um abraço muito especial para as crianças do nosso Brasil, que no dia 12 de outubro, comemoram seu dia. Parabéns! E que todas, sem distinção,  possam crescer cercadas de amor, de carinho, de proteção e de respeito.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP