Pastoral da Criança promove encontro sobre alimentação saudável

A Pastoral da Criança da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Guaratinguetá (SP), que está sob a coordenação de Maria de Fátima Higino, realizou nos dias 24 e 25 de novembro um encontro sobre alimentação saudável para as mães assistidas e seus filhos. O momento foi conduzido pela nutricionista Maria Inês Santos do Sacramento, junto às estudantes de nutrição, Rovânia de Paula Roberto de Campos e Lívia Branco.

Na sexta-feira (24/11) foi realizada a introdução do assunto, onde foi definido o que é uma alimentação saudável e como fazer a opção correta por alimentos com custo acessível, que ofereçam os nutrientes necessários para o corpo e, ainda, evitem doenças. As mães partilharam de suas vivências e tiraram dúvidas, entre elas, sobre a rejeição das crianças a certos tipos de alimento. De acordo com as especialistas, o exemplo deve partir delas e, continuamente, ser oferecido tais alimento, como frutas, verduras e legumes, para que sejam incorporados à dieta dos filhos, trazendo inúmeros benefícios.

Já no sábado (25/11) o momento foi mais prático. A nutricionista Maria Inês apresentou o “semáforo dos alimentos”, onde foram classificados alguns alimentos, representados por rótulos, cascas e caules, de acordo com a cor. Os listados na cor verde eram os de livre consumo, como os vegetais e ovos. Os de cor amarela são aqueles processados, ou seja, que receberam aditivos para que se tornem mais duráveis e podem fazer parte da dieta com equilíbrio, como por exemplo, sardinha enlatada. Já os da cor vermelha são os ultraprocessados, pobres em nutrientes, com presença excessiva de sal, açúcar e gordura, tais como alimentos congelados, macarrão instantâneo e refrigerante.

A seguir, as mães e crianças presentes realizaram o plantio de mudas de vegetais, podendo levar para suas casas e iniciarem suas hortas domésticas. Esta é uma ótima opção para educar as crianças, evitar o desperdício e colher alimentos saudáveis em seus próprios lares.

As famílias presentes mostraram-se atentas e participativas durante o encontro. Espera-se que, por meio deste trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança, haja uma maior compreensão da importância da alimentação saudável. Que a partir da reeducação alimentar se dê preferência aos alimentos naturais e nutritivos, os quais favoreçam o bem-estar das famílias, sobretudo, o crescimento e desenvolvimento das crianças assistidas.

Elis Castro

Redatora da Pastoral da Criança

Paróquia São Pedro Apóstolo

foto: Elis Castro