SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

As leituras de hoje nos apontam o caminho: ser humildes, modestos  e simples: fazer de nossa vida um serviço; ser abertos a todos; particularmente aos mais necessitados.

A antiga sabedoria do povo de Israel recomendava com frequência a prática da humildade: “Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e humildade e serás mais estimado que um homem generoso”, diz-nos hoje o trecho do livro do Eclesiástico. Somente a pessoa humilde é capaz de acolher a Deus e as demais pessoas. Ser humilde é uma questão de realismo e de fé. A raiz da palavra humildade vem de humus, que em latim, significa terra, barro. A humildade é a verdade, afirma Santa Teresa d’Ávila. É reconhecer nossa condição de criaturas. Não é desprezar a si mesmo, mas reconhecer nossos limites e não se colocar no lugar de Deus, não se considerar acima dos outros, nem supervalorizar a si mesmo.

O Evangelho de hoje nos fala que Jesus foi convidado por  um dos chefes dos  fariseus para uma refeição num dia de Sábado.

Sabemos que o banquete celebrado no dia de sábado era para os judeus  um símbolo do Reino celeste. Quem quiser entrar no Reino de Deus deve fazer-se pequeno a exemplo do próprio Cristo que “sendo Deus não usou do seu direito de ser tratado como um deus, mas se desprezou, tomando a forma de escravo. Tornando-se semelhante aos homens, e reconhecido em seu aspecto como um homem, abaixou-se, tornando-se obediente até a morte, à morte sobre uma cruz” (Fl 12, 6-8).

Se a humildade nos faz reconhecer nossa condição de criatura, o serviço nos faz estar atentos às necessidades dos outros. “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos ricos, pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa” (Lc 14,12).

É claro que Jesus não quer dizer que devemos ser grosseiros, deseducados, ingratos, nem tão pouco nos dar uma lição de boas maneiras. O que Jesus quer nos dizer é que devemos ser generosos, “que há mais alegria em dar do que em receber”. E quanta gente boa, maravilhosa em nosso meio, em nossas comunidades! Pessoas que estão sempre dispostas a ajudar, a colaborar, como os  catequistas em nossas comunidades, os agentes de pastoral e tantas pessoas solidárias, serviçais. Saúdo todos os catequistas no seu dia.  Há também aquelas que não são capazes de mover um dedo se não for para tirar algum proveito, senão for por algum interesse próprio.

Finalmente, o evangelho nos diz que “quando deres uma festa, convida os pobres. Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos” (Lc 14,13-14). O Papa João Paulo II nos diz que hoje se faz necessária  “uma nova fantasia da caridade”. É preciso descobrir ao nosso redor as pessoas que necessitam  de uma palavra de conforto, de apoio, de uma atenção, de um carinho. Isso não rende dinheiro, nem fama aqui na terra, mas “a recompensa na ressurreição dos justos”. Em um mundo onde tudo é comercializado, onde não se faz nada  pelos outros a não ser para receber uma contrapartida, as palavras do Evangelho de hoje nos convida a cultivar atitudes de gratuidade e a realizar gestos desinteressados e feitos por amor, são muito atuais. 

Estamos encerrando a Semana Vocacional, aqui no Santuário. Agradeçamos a Deus por todos aqueles que responderam  ao seu chamado e se colocaram com alegria e generosidade a serviço do  Reino de Deus. O vocacionado é aquele que experimenta primeiro a misericórdia, o amor de Deus em sua vida e se coloca nas mãos de Deus, para ser sinal de misericórdia no trato com os outros, principalmente, com os mais necessitados.

Maria é a humilde serva do Senhor, modelo de todo vocacionado,  que se colocou à disposição de Deus e da humanidade para a realização do plano divino de salvação.

Que a seu exemplo, nós sejamos também solidários com nossos irmãos e coloquemos nossos dons a serviço da construção do Reino de Deus.

Dom Raymundo Cardeal  Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida-SP