Pela primeira vez, o continente americano vai sediar o I ACCOM, Congresso Continental da Misericórdia nas Américas (American Continental Congress On Mercy). O evento acontece de 22 a 25 de junho no auditório padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional, espaço que há dez anos acolheu os bispos da América Latina e do Caribe na realização de sua Assembleia. Cerca de 350 pessoas são esperadas para o evento, que vai ser norteado pelo tema "sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem" (Lc 1,50).

 

A programação conta com conferências, missas, testemunhos, produções culturais e a oração do terço da misericórdia. A referência para as atividades será a bula do Jubileu Extraordinário da Misericórdia - Misericordiae Vultus , apresentada no contexto das três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), e na figura da Virgem Maria.

 

Para ajudar nesta reflexão, foram selecionados conferencistas de diversas linhas teológicas. Entre eles, nomes conhecidos no meio católico, conforme explica o idealizador do evento, Izaías Carneiro. "É muito bonito ver isto, você vai ter Padre Zezinho que vai falar sobre Jesus, o rosto da misericórdia, mas você vai ter também a irmã Lina Boff, que vai falar sobre Maria, a Mãe da Misericórdia.", explica.

 

Organizado em parceria com o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização - dirigido pelo arcebispo Rino Fisichella - o objetivo do encontro é pensar a identidade da Igreja como Igreja de Misericórdia. O projeto conta ainda com a animação do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e do cardeal arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. O anfitrião será o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

 

"Chegou o momento da mensagem da Divina Misericórdia derramar a esperança nos corações, tornando-se a centelha de uma nova civilização, a civilização do amor", explica Dom Damasceno, responsável pelas primeiras tratativas do evento em 2015, quando ainda ocupava o arcebispado de Aparecida.

 

A escolha da sede não aconteceu por acaso, mas foi pensada para celebrar o Jubileu dos 300 anos de Aparecida e tornar mais forte a experiência do encontro com a misericórdia de Deus por meio da Virgem Maria. "A palavra misericórdia na língua de Jesus, o hebraico e aramaico, significa útero, entranha, colo, lugar onde a vida é gerada e o Santuário de Aparecida é o colo misericordioso do Brasil, por isso o próprio Santuário representa um espaço onde as pessoas veem para receber o colo de Deus e Maria é metáfora do colo de Deus, Maria é Mãe da Misericórdia", comenta o assessor teológico do evento, padre Joãozinho, scj.

 

Quem ainda deseja participar do Congresso pode se inscrever no local do evento. Outras informações podem ser encontradas no site oficial www.accom2017.org/br/.