Ano Jubilar Missionário será lançado com abertura oficial em live no próximo sábado, 20 de novembro, às 20h

O ano de 2022 será marcado pela celebração da vida missionária na Igreja: missão que se faz sem fronteiras para alcançar a todas as pessoas e de todas as nações. Com o tema “A Igreja em estado permanente de missão” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), o Ano Jubilar Missionário terá sua abertura oficial no próximo sábado, 20 de novembro, às 20h, em live transmitida oficialmente pelas redes sociais da CNBB.

O Ano Jubilar Missionário será um tempo celebrativo para se fazer memória da caminhada missionária no âmbito internacional e nacional, assim como projetar “a ação missionária como paradigma de toda obra da Igreja” (Evangelii Gaudium, 15).

No âmbito nacional, os motivos jubilares são:

50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA);
50 anos das Campanhas Missionárias;
50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs;
50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI);
50 anos do Documento de Santarém;
60 anos do Centro Cultural Missionário (CCM);
70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No âmbito internacional vamos celebrar:

400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos;
200 anos do nascimento da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada em 1822 pela venerável Paulina Jaricot;
100 anos do motu próprio Romanorum Pontificum do Papa Pio XI, com o qual, em 1922, designou as Obras Missionárias como Pontifícias;
150 anos do nascimento do beato Paolo Manna, PIME, fundador da Pontifícia União Missionária.

Missão como identidade da Igreja

A temática “A Igreja em estado permanente de missão” segue as intuições do documento de Aparecida que compreende a missão como identidade da Igreja, ou seja, não é algo optativo, uma atividade da Igreja entre outras, mas a sua própria natureza. A Igreja é missão! O lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8) segue a escolha do Papa Francisco para a mensagem do Dia Mundial da Missões de 2022.

O Ano Jubilar Missionário será um tempo oportuno de conhecer as iniciativas, projetos e instituições que cooperam na missão de Deus. Será oportunidade para conhecer melhor a Congregação para Evangelização dos Povos, organismo central da Igreja Católica encarregado de dirigir e coordenar a evangelização e a cooperação missionária.

A celebração dos 50 anos do Conselho Missionário Nacional (COMINA) será oportuna para reafirmar a importância e a identidade dos Conselhos Missionários em todos os âmbitos. O COMINA é uma instituição estabelecida pela Santa Sé e constituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para articular os organismos e instituições missionárias da Igreja no Brasil.

Lançamento do logotipo oficial

Durante a live será realizada a apresentação do logotipo que vai marcar o Ano Jubilar Missionário. Participam da live o presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Missionária da CNBB, o bispo de Ponta Grossa (RS), dom Sérgio Braschi, a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, irmã Maria Inês Ribeiro, o diretor das POM, padre Maurício Jardim, a ex-secretária do COMINA, irmã Dirce, padre Passidonio (Documento Santarém), o representante do Conselho Indigenista Missionário, Antônio Eduardo, Janete (COMIRE) e Ricardo (COMIDI arquidiocese da Paraíba). Os assessores da Comissão para Ação Missionária da CNBB, padre Daniel Rochetti e irmã Sandra Regina Amado serão os moderadores. Durante a live haverá a participação do cantor Zé Vicente.

Com informações: www.pom.org.br

 fonte: CNBB