Documentos escritos por Dom Helder Camara, incluindo textos inéditos, estão sendo digitalizados e impressos. São cinco coleções que congregam cartas circulares, programas de rádio, discursos, correspondências e hemeroteca, totalizando 52.800 imagens, que serão enviadas à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma.

A expectativa é de que o acervo denominado "Escritos de Dom Helder Camara: Processo de Beatificação e Canonização" chegue ao Vaticano dentro de dois meses, onde será analisado para posterior emissão de decreto de validade jurídica. Essa é a etapa seguinte dentro do processo de canonização de Dom Helder, que teve sua fase romana iniciada em 2019.

O material, sob guarda do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), está sendo impresso gratuitamente pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Grande parte desse arquivo já foi digitalizado pela Cepe e está disponível para leitura no site acervocepe.com.br.

No momento, há mais 51 cadernos de meditação (9.500 páginas) e 23 livros (2.753 páginas) para serem reproduzidos.

"As cartas circulares, manuscritas, são correspondências que ele manteve com um grupo de pessoas. Há, também, correspondências pessoais. Vamos enviar discursos inéditos que ele escreveu para uma determinada ocasião e na hora decidiu falar de improviso, além de discursos em suas várias versões até ficar pronto", explica a bibliotecária do IDHeC, Vanuzia Brito.

Postulador da causa da canonização de Dom Helder na etapa arquidiocesana e vice-postulador na fase romana, o frade capuchinho Jociel Gomes explica que a documentação seguirá para o Vaticano pelo malote diplomático da Nunciatura Apostólica, sediada em Brasília.

"Recebemos o pedido em 2020 e o Vaticano não estabeleceu prazo. Porém, quanto mais rápido melhor porque o andamento do processo de canonização depende desse material", diz. "Quando o processo foi entregue ao Vaticano, em 2019, anexamos 300 documentos. Agora eles solicitaram tudo o que Dom Helder escreveu, vamos enviar assim que o material estiver reunido", completa o religioso.

 

Contribuições

O andamento do processo de beatificação, defende frei Jociel, não depende só de quem conduz os trâmites burocráticos. O religioso diz que os fiéis têm um papel de suma importância e podem ajudar recitando frequentemente a oração pedindo a intercessão de dom Helder. "No caso da graça alcançada pedimos que informem à Arquidiocese de Olinda e Recife para que a comissão possa investigar possíveis milagres", explica.

Oração para pedir a Deus a beatificação e canonização de Dom Helder Camara
e alcançar graças por sua intercessão

Ó Deus de amor e misericórdia, que destes à Igreja o Bispo Dom Helder Camara, nós vos agradecemos pelo dom de sua vida e vos bendizemos por suas virtudes. Exercendo o seu ministério em favor da justiça e da paz, e dedicando sua missão à causa dos pobres, imitou o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Vós que prometestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorifica-lo com a honra dos altares e, por sua intercessão, dai-nos a graça que vos suplicamos (menciona-se a graça em silêncio). Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos testemunhar o vosso amor e a vossa misericórdia, junto aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

De acordo com o vice-postulador, já há relatos de pessoas em várias partes do Brasil, que alcançaram bênçãos, principalmente na área da saúde, por intercessão do Dom da Paz. "Também nessa fase é importante que quem tem uma história que viveu com Dom Helder e testemunhou um gesto de virtude cristã nos relate com todos os detalhes para que possamos ilustrar o positio", recomenda.

Os relatos podem ser enviados pelo e-mail causadedomheldercamara@gmail.com ou por carta para o endereço: Palácio dos Manguinhos - Avenida Rui Barbosa, 409 - Graças, Recife/PE - 52011-400.

Fonte: CNBB.