Imagem da postagem

O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, emitiu uma nova nota com orientações sobre o Coronavírus. 

Confira o texto:

                                                                                     ORIENTAÇÕES DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA SOBRE O CORONAVÍRUS

                                                                                                                                                                                                                                                                                   Aparecida, 20 de março de 2020

 

Nós, reunidos no Centro Arquidiocesano de Pastoral, com a presença do Arcebispo, dos padres da Arquidiocese de Aparecida, do Reitor do Santuário Nacional e representantes das Congregações Religiosas, do Dr. José Benedito Moreira, Promotor de Justiça da Saúde Pública de Guaratinguetá; da Sra. Maristela Siqueira Macedo Paula Santos, Secretária Municipal de Saúde de Guaratinguetá; e do Sr. Saluar Pinto Magni, Chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde de Guaratinguetá, acolhendo as orientações das autoridades, DECIDIMOS:

 

  1. Manter todas as igrejas abertas, desde que limpas e bem ventiladas.

 

  1. Os padres atenderão as pessoas individualmente. Recomenda-se que os Ministros Extraordinários Sagrada Comunhão e os demais agentes de pastorais estejam atentos à saúde dos paroquianos e que os doentes e idosos não sejam abandonados, mas recebam a devida assistência e conforto religioso. Em caso de suspeita de coronavírus, suspendam-se as visitas. Ministros Extraordinários e agentes de pastorais com mais de 60 (sessenta) anos estão impedidos de atender os doentes.

 

  1. Ficam todos dispensados do preceito de guardar domingos e dias santos.

 

  1. As celebrações ordinárias das paróquias e comunidades estão canceladas. Os padres celebrarão diariamente a Eucaristia com alguns poucos fiéis representantes da comunidade e aplicarão a intenção pelo povo de Deus. Esta orientação serve, inclusive, para os ritos da Semana Santa. Todos poderão acompanhar as celebrações em suas casas através dos meios de comunicação, por exemplo: TV, facebook, rádio, etc.

 

  1. As confissões sejam feitas individualmente com o padre. Para as pessoas com suspeita de coronavírus, a Igreja recomenda o ato de contrição e, passada a pandemia, procurar o padre.

 

  1. A catequese, as reuniões de pastorais, movimentos eclesiais e outros encontros, a escola de teologia para lideranças, os grupos bíblicos de reflexão, bem como as festas de igreja e promoções sejam canceladas.

 

  1. Pedimos insistentemente aos idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas e àqueles que pertencem aos demais grupos de risco, que permaneçam em casa e contem com nossas preces e solidariedade.

 

  1. Garantimos aos profissionais de saúde, verdadeiros anjos da vida, e a todos os que estão a serviço dos infectados, nossas orações, apoio, solidariedade e bênçãos.

 

Estas orientações entrarão em vigor no dia 23 de março de 2020. Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio de Sant’Ana Galvão intercedam por nós.

 

 

                                                                                                                                                                                                                             Dom Orlando Brandes

                                                                                                                                                                                                                          Arcebispo de Aparecida