A Arquidiocese de Aparecida assumiu uma nova missão, na qual somos convidados a ir ao encontro dos irmãos em suas casas, buscando evangelizar não apenas aqueles que são atuantes na comunidade, mas, sobretudo, os que se encontram mais afastados da prática religiosa e da vivência comunitária da fé. Atendendo ao pedido do Papa Francisco para uma Igreja em Saída - Igreja nas casas, nossa Arquidiocese tem como prioridade pastoral a Formação dos Grupos Bíblicos de Reflexão.

O grupo de reflexão é um novo jeito de ser Igreja: Igreja povo de Deus, Igreja nas casas, Igreja doméstica, Igreja da Palavra e Igreja missionária. É uma escola de fé, de catequese permanente, onde quem participa cresce, e quem fala aprende. O Grupo fortalece a fé e se transfigura, participando da Páscoa do Senhor.

Os grupos de reflexão são formados por pessoas que se reúnem para refletir a Palavra de Deus, agora no chão de cada casa. Nesse serviço, a Palavra de Deus sai em missão através dos Grupos Bíblicos de Reflexão.

Para que o novo projeto pastoral chegue ao seu objetivo, Igrejas nas Casas – Grupos de Reflexão, eu, você e toda comunidade, precisamos conhecer, acreditar e criar condições favoráveis para que Palavra de Deus seja o alimento diário e nós, servos dessa Palavra na tarefa da evangelização. Nestes grupos acontece a oração, a reflexão, a ação e a confraternização.

O primeiro passo a ser semeado para criação dos Grupos Bíblicos de Reflexão é a visitação das casas. É o momento que exige muita paciência e dedicação. A visita é um gesto humano e possibilita ir ao encontro do outro e com ele passar um tempo. Nesse tempo, é possível conhecer a realidade que nos cerca, experimentar um pouco da história da vida do próximo, sua fé, seu jeito de ser e de ver o mundo. Visitar é também construir pontes, sendo um sinal de Deus na vida das pessoas.

Até o momento, temos em nossa arquidiocese, 144 Grupos Bíblicos de Reflexão e mais cinco paróquias estão em fase de visitação. A expectativa é que, em breve, esse número cresça.

A partir dos Grupos Bíblicos de Reflexão, anunciaremos e testemunharemos com mais eficácia Jesus Cristo. Como semeadores da boa semente, plantaremos a Palavra nos corações e poderemos ver os frutos do Reino crescer em nossas famílias, comunidades e na sociedade.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Padre Fabiano de Almeida Castro