Com a chegada do Advento, tempo de preparação para o Natal, a Casa da Mãe Aparecida se enche de luz com as lâmpadas que são colocadas nas árvores do entorno da Basílica. Além de toda a iluminação especial, a decoração conta também com um presépio na parte externa do Santuário.

 A tradicional Novena de Natal acontece de 15 a 23 de dezembro, durante a semana na Basílica Velha / Sábado e Domingo no Santuário Nacional

 Com o tema ‘Com Maria e José, comunicar e viver a vida nova em Cristo!’ a proposta dos nove dias de oração é possibilitar ao devoto a experiência de penetrar o mistério redentor do filho de Deus, Verbo eterno do Pai, compreendendo a grandeza, beleza e a simplicidade do ministério salvífico de Cristo.

 A cada encontro as famílias são motivadas a rezarem, meditarem e se disporem a uma ação caritativa, vivendo o que o Papa Francisco sempre incentiva: “Ser uma Igreja em Saída”.

 O livrinho da Novena de Natal pode ser adquirido na Loja Oficial, na Casa das Velas no Santuário de Aparecida, na livraria da Editora Santuário e ainda, no A12.com/loja.

 Confira os temas de cada dia, para os encontros de preparação para o Natal do Senhor:

 1º dia - Somos Igreja peregrina e missionária!

 2º dia - Guiados pelo Espírito Divino!

 3º dia - Acolher o Reino e proclamá-lo!

 4º dia - Chamados ao serviço do Reino!

 5º dia - Estar a serviço da vida e dos pobres

 6º dia - Proclamar a profecia da esperança!

 7º dia - Nossa missão: Tornar vivo e presente o Reino!

 8º dia - Cantar e proclamar a alegria da fé!

 9º dia - Damos graças a Deus: Ele está no meio de nós!

 Neste ano a capa e a contracapa do livro da Novena trazem como ilustração, reproduções de obras do Pe. Marko Rupnik, sj, responsável pelas obras que irão revestir as fachadas do Santuário de Aparecida. O sacerdote é diretor do Centro de Estudos e Pesquisas ‘Ezio Aletti’, localizado em Roma. O seu trabalho no Santuário, irá destacar importantes passagens bíblicas em cada uma das fachadas da Basílica, tornando a Casa da Mãe Aparecida uma das maiores 'Bíblias a céu aberto' do mundo.

 Fonte: A12. com