“E encontrando a pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha para poder possuí-la” (cf. Mt 13, 45-46).

  A vocação é um chamado de Deus. Responder a esse chamado exige ter condições e coragem de assumir tudo aquilo ele implica.

 Muito se fala de vocação como chamado de Deus e resposta humana. Pouco se fala da necessária renúncia: ‘vender tudo o que se tem para poder possuir a pérola de grande valor’.

Neste mês de novembro seremos agraciados com três ordenações presbiterais: Douglas Henrique dos Santos Leite, Fabiano de Almeida Castro e Thiago Henrique Guimarães de Freitas. Três jovens que, após o processo formativo em nosso Seminário Missionário Bom Jesus, foram aprovados para a Ordenação Presbiteral e serão entregues para serem pastores do povo de Deus.

 O que aconteceu com eles para que dissessem sim? Ouviram uma voz...? Tiveram uma visão...? Não! Eles tiveram um encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo. E este marcou suas vidas. A partir deste encontro eles tiveram que aprender a despirem-se do velho homem para que, pouco a pouco, nascesse um novo homem, mais parecido com Jesus Bom Pastor.

 É pela graça de Cristo que eles deixaram casa, família, seguranças, comodidades e possibilidades para se aventurarem na seguimento do Mestre Jesus. Neste seguimento a pobreza é o maior testemunho, a obediência a maior liberdade e a castidade a maior fecundidade. Verdadeiramente ELE é a pérola de maior valor que dá sentido à toda vida.

 Queremos elevar nossa ação de graças a Deus pelo dom da vida destes três diáconos, dentro em breve, padres. Fazemos nossa ação de graças pelo dom daqueles que passaram, construíram e constroem suas vidas: suas famílias, amigos, professores, formadores, seminaristas, padres acolhedores das pastorais, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Para modelar a obra prima chamada “padre” o Divino Oleiro serve-se de muitas mãos...

 Em preparação para as ordenações sacerdotais teremos a semana vocacional. Todas as paróquias de nossa Arquidiocese se unirão em oração pelas vocações do dia dezesseis ao dia vinte e dois de novembro. Eis a programação:

 16/11 – Caminhada Vocacional - saída da Praça da Câmara Municipal de Guaratinguetá, às 20h.

Destino: Matriz de Santo Antônio.

17 a 22/11 – Semana Vocacional em todas as paróquias

19/11 – Santa Missa Vocacional na N. Sra. Aparecida e São Benedito, Aparecida, às 19h30.

20/11 – Santa Missa Vocacional na Paróquia São Pedro Apóstolo, Guaratinguetá, às 19h30.

21/11 – Santa Missa Vocacional na Paróquia Senhor Bom Jesus, Potim, às 19h30.

22/11 – Vigília pelos ordenandos no Seminário Missionário Bom Jesus, Aparecida, às 19h30.

23/11 – Ordenação Presbiteral na Catedral Basílica, em Aparecida, às 18h.

 Convidamos a todos para que participem conosco desses acontecimentos tão importantes para nossa Arquidiocese. Unamo-nos em oração pedindo ao Senhor da messe e pastor do rebanho que santifique os futuros padres e que suscite no coração dos nossos jovens o desejo de segui-Lo mais de perto abraçando a vocação sacerdotal. Rezemos igualmente pela santificação e fidelidade dos nossos seminaristas.

 A todos os que colaboram com a formação dos futuros sacerdotes em nossa Arquidiocese a nossa mais profunda gratidão.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Pe. Renan Rangel dos Santos Pereira – Reitor do Seminário Missionário Bom Jesus