Com o tema “A família, como vai?”, a Semana Nacional da Família, que será realizada de 11 a 17 de agosto, quer indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

“A pergunta ‘A Família como vai?’ continua a ser também para a Igreja um desafio não só por causa da complexidade que responder a ela envolve, mas principalmente porque também o mundo parece esperar a resposta para ajudá-lo a não ferir mais a própria família que, não deixou de ser a célula da sociedade”, assinala o assessor nacional da Comissão Vida e Família, Padre Jorge Alves Filho.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar convida toda a Igreja, em especial os agentes de Pastoral Familiar a fazer essa pergunta diante da realidade da família no momento atual. Depois de um Sínodo sobre a Família que discutiu os desafios pastorais da família no contexto da evangelização, é urgente encontrar meios eficazes para acompanhar os casais e as famílias afastadas da comunidade eclesial, como também manter viva a fé e o compromisso dos que já vivenciam a vida comunitária.

O tema deste ano é uma retomada da reflexão que marcou a Campanha da Fraternidade de 1994. Ao voltar ao passado e ver o quanto a Pastoral Familiar já cresceu, percebe-se que a família busca e precisa aprofundar cada vez mais a sua missão na Igreja e na sociedade para conquistar um papel decisivo e central.

Arquidiocese de Aparecida– Na arquidiocese, o subsídio será discutido em nível paroquial de 11 a 17 de agosto. O encerramento será no dia 18, domingo, na missa das 18h, no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá. E, no dia 25, domingo, será realizada mais uma Carreata em Defesa da Vida com Santa Gianna. A saída será às 7h30, do terreno onde será construída a igreja de Santa Gianna, no bairro França 1, em Guaratinguetá, em direção a Paróquia  Nossa Senhora da Glória, no Pedregulho.

Fonte: CNBB