Dia 28 de junho, sexta-feira, é a festa do Sagrado Coração de Jesus. Nesta data, a pedido do Papa, também é o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

Em comunicado enviado às paróquias, Dom Orlando convida os sacerdotes, paroquianos e religiosos para participarem da Hora de Adoração, no Santuário Nacional, em Aparecida.

O encontro de adoração será na Capela do Santíssimo Sacramento, das 14h às 15h30.

Oração pelos Sacerdotes

Em 25 de Março de 1995, o então Papa João Paulo II assumia a proposta da Congregação para o Clero de se celebrar um Dia pela Santificação dos Sacerdotes, por ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Almejava que tal iniciativa ajudasse os sacerdotes a “conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor”.

A iniciativa, anualmente retomada, tem contribuído para alargar no Povo de Deus a estima e a oração pelos seus sacerdotes, particularmente necessárias quando eles envelhecem e escasseiam, não podendo aliás ser sempre substituídos onde estejam.

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A origem desta devoção se deve a Santa Margarida Maria, uma freira da Ordem da Visitação de Santa Maria, ordem religiosa fundada por São Francisco de Sales e Francisca Joana de Chantal em 1610.

Santa Margarida Maria de Alacoque teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção.

Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um ato de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.