Aparecida recebe entre os dias 1 e 10 de maio, a Assembleia Geral da CNBB, que acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional. O próximo encontro espera mais de 300 bispos de todo o Brasil e terá como objetivo central atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o período de 2019 a 2022. A assembleia também será eletiva e vai definir a presidência, vice-presidência e secretaria geral da CNBB para o próximo quadriênio.

As novas diretrizes devem ser definidas antes do processo eleitoral da CNBB, porque a conferência dos bispos considera importante uma profunda reflexão e avaliação sobre o momento que a Igreja vive no Brasil, considerando que isso também pode contribuir para uma melhor discussão das diretrizes, bem como na escolha dos bispos que devem animar a Conferência no próximo quadriênio.

As Diretrizes Gerais, que são renovadas com regularidade pelos bispos no início de cada mandato, têm um processo longo de preparação, percorrido por uma comissão especial. Para 2019, o trabalho foi coordenado pelo arcebispo de São Luís/MA, Dom José Belisário. Ele e a equipe tomaram como ponto de partida as contribuições oferecidas pelo conjunto do episcopado na 56ª Assembleia Geral, realizada em 2018.

Fonte: CNBB