A espiritualidade do Advento consiste:

 

  1. Preparar-se para receber Jesus: arrumar a casa, fazer faxina, colocar tudo em ordem, abrir a porta do coração.
  2. Receber o Deus que vem, deixá-lo entrar, dar-lhe tempo, escutá-lo, dar-lhe espaço.  Ele bate à porta. Vem trazer boas notícias, vem para curar, perdoar, consolar.
  3. Advento é contemplação, deserto, silêncio, vigilância, muita oração.
  4. Advento é encontro: com Deus, com os outros, consigo mesmo. Encontramos o Senhor na confissão, na Palavra, nos sacramentos,   nos  pobres, na Igreja , na família, nas  provações. 
  5. Advento é penitência, é mudança de vida, é conversão. Vamos vencer a rotina, a mesmice, a acomodação e sintonizar com Deus e com os irmãos.
  6. Deus nos visita e nos convida a visitar as casas, hospitais, presídios,  o sacrário e participar da novena do Natal.

 

O tempo do Advento é cura para o stress, a agitação, a correria e a impaciência. É cura para a agressividade, a divisão e a briga.  Jesus  traz a paz e o perdão. É cura  para o negativismo, o pessimismo, porque Jesus  traz  esperança, coragem, ânimo. É cura para a falta de fé porque nos convida à oração, à participação na comunidade, à leitura da Palavra. É  cura  do medo porque Jesus está no meio de nós, ao nosso lado como amigo, irmão e salvador. É cura dos traumas porque nos traz a certeza  que somos amados e perdoados pela paciência e misericórdia do Pai. É cura da vaidade, porque Jesus é pobre, simples, desapegado, humilde. É cura das paixões porque Ele nos traz o Espírito santificador, a Palavra amiga, a amizade verdadeira. É cura  do egoísmo que nos abre ao irmão, à solidariedade, à compaixão.  É  cura da baixa estima porque Jesus se faz carne, é igual a nós, e nos divinizou.

 

O Advento é um chamado à vigilância, à preparação, à vinda de Jesus para nos  levar com Ele e participar de sua glória, entrar na alegria do céu, receber  a coroação do bem que realizamos , a encontrar e ver  Deus Pai, o Espírito Santo, Maria, os anjos,  os santos  e todos nossos  familiares , amigos e todos os que aceitaram a salvação. Não temos   aqui morada permanente. O céu é nossa morada, nossa casa, nossa pátria definitiva.  Tudo passa, a morte é certa, a hora é incerta, estejamos preparados.  Nossas boas obras são a chave e o passaporte para entrarmos na porta do céu. O Advento de Jesus será o dia mais lindo  de  nossa  vida.  Nós   O  veremos  tal qual  Ele é e estaremos com Ele na luz, na felicidade, na alegria e na paz.  Vem, Senhor Jesus!

 

Dom Orlando Brandes

Arcebispo de Aparecida