Participam desta os bispos, padres coordenadores e assessores de pastoral e também os coordenadores leigos de cada pastoral, movimento e organismo diocesano.

 

Pedro Luvizinotto

No dia 15 de setembro, sábado, será realizada no auditório da Faculdade Católica, em São José dos Campos, a XIV Assembleia de Pastoral da Sub-Região de Aparecida. O encontro será das 8h às 13h e contará com a assessoria de Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, mais conhecido como Padre Zezinho.

 

Em sintonia com o Sínodo dos Bispos 2018, o tema abordado esse ano será: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

 

Fazem parte desta sub-região a Arquidiocese de Aparecida e as dioceses de Lorena, Taubaté, São José dos Campos e Caraguatatuba.

 

Sobre o Sínodo. De 3 a 28 outubro de 2018, acontecerá, em Roma, o XV Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco. Esta é uma oportunidade para ver e conhecer a realidade juvenil, ouvir seus clamores, sugestões e esperanças e, em conversão pastoral, oportunizar à juventude o “sair”, o “em saída”, para que seja sal e luz.

 

Diz o Papa Francisco: “Também a Igreja deseja colocar-se na escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até mesmo das vossas dúvidas e das vossas críticas […]. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”.

 

É imprescindível conhecer a realidade juvenil para podermos encontrar respostas adequadas no serviço à juventude. Numa primeira aproximação, constatamos, de acordo com o Censo (IBGE, 2010), que o número de jovens (16-29 anos) no Brasil é de 51,3 milhões.

 

Os jovens representam hoje, portanto, um quarto da população do país. Do total de 51,3 milhões, 84,8% habitam nas cidades e 15,2% no campo.

 

É importante nos perguntarmos: qual é a realidade juvenil no regional, na diocese, na paróquia, na comunidade onde vivemos?

 

Como acompanhar esses jovens em seu dia a dia, em seu discernimento vocacional, em seu projeto de vida?

 

Para isso, é preciso ouvi-los, conhecer os desafios do mundo juvenil e quais as oportunidades que tais desafios possibilitam.